Racha no PSOL cria confusão em torno de pré-candidato ao governo

Mais um episódio evidencia o racha interno no PSOL, que vem gerando desentendimentos no partido desde o início do ano. Desta vez, a confusão se deu com o anúncio de que Israel Tukuya seria o pré-candidato oficial do partido ao Governo do Estado. A decisão teria sido tomada em reunião do diretório estadual para a realização da conferência eleitoral, no último sábado (16). Israel Tukuya seria confirmado como o primeiro candidato indígena ao Governo do Amazonas. Acontece que a presidente do partido, Rosilane Almeida, veio a público, nesta segunda-feira (18), desmentir a pré-candidatura oficial. Veja o vídeo:

TENDÊNCIA PRIMAVERA

O que aconteceu, na verdade, é que representantes de uma das alas do partido, que se encontram em clima de guerra, chamada Tendência Primavera, se reuniu, escolheu o pré-candidato, e distribuiu material à imprensa o anunciando como o pré-candidato oficial da legenda. A presidente estadual da sigla, entretanto, afirmou que há outros pré-candidatos e que não houve conferência eleitoral no último sábado (16). Ela lembrou que há, ainda, a pré-candidatura de Herbert Amazonas e de Marcelo Amil, seu pré-candidato.

CONVENÇÕES

Rosilane Almeida afirmou também que o nome do pré-candidato oficial do partido só será definido no dia da Convenção Partidária, marcada para o dia 31 de julho, às 15h, na quadra do Sul América Esporte Clube, no São Raimundo. A presidente lembrou ainda que é legítimo qualquer grupo de filiados indicar pré-candidaturas no período pré-convenção.

DEBANDADA E PANCADARIA

A crise interna do PSOL Amazonas vem se arrastando já há alguns meses. No início de março, um grupo de 300 filiados provocou uma debandada do partido acusando a direção de misoginia e homofobia e se desfiliando em bloco. Já no início de julho, no dia 2, quando uma reunião no Atlético Rio Negro Clube deveria ter escolhido o nome do pré-candidato da sigla, militantes de alas opositoras iniciaram uma pancadaria que acabou por cancelar a reunião.

DEIXANDO PARA A ÚLTIMA HORA

A data da convenção do PSOL, 31 de julho, mostra uma tendência da maioria dos partidos no Amazonas até agora: deixar o anúncio das candidaturas oficiais para a última hora. O prazo para a realização das convenções tem início na próxima quarta-feira (20), mas a maioria tem marcado suas convenções para o último fim de semana antes do final do prazo: 30 e 31 de julho. Outros deixam para a última hora, anunciando as convenções para os dias 4 e 5 de agosto. O prazo para a realização de convenções termina justamente no dia 5 de agosto.

DISSE ME DISSE

Depois de vários sites de notícias anunciarem que o deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) havia sido transferido às pressas em estado grave para São Paulo, após ter apresentado um quadro de aneurisma, a assessoria do deputado se apressou em anunciar que se tratava de fake news e que o deputado aproveitou o recesso parlamentar para fazer um check up de rotina na capital paulista. Há quem diga, contudo, que a notícia partiu de colegas parlamentares de Dermilson.

CORRIDA COMEMORATIVA

Ministério Público do Amazonas (MPAM) está preparando uma programação especial para os dias 21, 22, 23 e 31 de julho para marcar a comemoração de 130 anos da instituição, que serão completados no dia 23 de julho. A programação especial vai incluir com ciclo de palestras, reunião de Procuradores-Gerais de unidades do MP de todo o País, e um grande evento esportivo, que deve reunir cerca de mil atletas, entre profissionais e amadores: a Corrida 130 anos MPAM.

CORRIDA COMEMORATIVA 2

O Grupo Bemol também vai comemorar com uma corrida a passagem de seus 80 anos de existência. As inscrições para a 2ª edição da Bemol Run foram prorrogadas. O prazo para os interessados terminaria nesta sexta-feira (15), mas foi prolongado para atender a demanda de todos os corredores que desejam participar da corrida que celebra os 80 anos da Bemol. Os interessados podem realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico https://chat.bemol.com.br/.