Racha no bolsonarismo do AM: Menezes é acusado de sabotar adesões

O jovem líder bolsonarista amazonense Matheus Dias divulgou em suas redes sociais um vídeo no qual acusa o coronel Alfredo Menezes de boicotar novas adesões à campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro no Amazonas. Segundo Matheus, o coronel Menezes vem trabalhando contra qualquer tipo de adesão à campanha de Bolsonaro. O jovem cita especificamente o apoio declarado pelo senador Plínio Valério (PSDB), na semana passada, e o apoio declarado pelo prefeito David Almeida (Avante), nesta segunda-feira (10).

‘DO OUTRO LADO DO MUNDO’

No vídeo, Matheus Dias afirma que Bolsonaro “saiu atrás no placar contra o ex-presidente Lula” no primeiro turno e que é preciso reverter esse resultado no segundo turno. O jovem também acusa Menezes de querer antecipar o processo político eleitoral de 2024 para a Prefeitura de Manaus. De acordo com Matheus, “falta espírito público e pensar no Brasil”. “Trabalhando contra o presidente da República no Amazonas. E o que é pior: do outro lado do mundo”, diz o jovem, ao informar que Menezes “foi passear” logo após as eleições.

RUSGA VEM DE ANTES

A rusga entre Menezes e uma corrente bolsonarista local não é novidade. Já no final da campanha do primeiro turno das eleições, uma ala do bolsonarismo amazonense se posicionou contra o coronel Alfredo Menezes (PL). Àquela altura, o então candidato a deputado estadual Sérgio Kruke, uma das lideranças da direita local, acusava Menezes e sua filha, a deputada estadual eleita Débora Menezes (PL), de persegui-lo e produzir fake News contra ele.

PRIMEIRAS-DAMAS

Sob a coordenação da primeira-dama do Brasil Michelle Bolsonaro, com a presença da primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, o evento “Mulheres pelo Brasil” reuniu um número estimado de aproximadamente cinco mil mulheres.

SABÁ REIS DE VOLTA

O prefeito David Almeida (Avante) anunciou, na manhã desta terça-feira (11), o retorno de Sabá Reis à administração municipal como titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Reis havia se afastado da secretaria em março para ficar apto a disputar as eleições. À época, era apontado como favorito para ser indicado por David Almeida para ser o vice na chapa de reeleição do governador Wilson Lima (UB).

A MAIS LIMPA DO BRASIL

No evento em que anunciou o retorno de Sabá Reis à Semulsp, o prefeito lançou um desafio ao secretário reconduzido ao cargo. “Está nas mãos do Sabá a missão de colocar a cidade de Manaus no posto de cidade mais limpa do Brasil”, disse o prefeito.

ABACAXI PARA DESCASCAR

Já no retorno, Sabá Reis vai encarar um problema com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Relator das contas da Semulsp, o conselheiro Mario de Mello comunicou ao Tribunal Pleno, durante a sessão de hoje (11), que solicitou informações acerca da dispensa de licitação de Semulsp avaliada em R$ 48 milhões. O prazo para a resposta ao relator termina na próxima terça-feira (18). De acordo com o relator, a pasta alegou urgência para dispensar o processo licitatório para contratar a empresa Murb Manutenção e Serviços Urbanos LTDA, com 17% acima do valor praticado, segundo alegação do Ministério Público de Contas.

EX-PREFEITO É MULTADO

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Tonantins em 2015, Simeão Garcia do Nascimento, em R$20 mil pela prática de nepotismo no tempo em que esteve frente à prefeitura do município. Após receber denúncia pela Ouvidoria do TCE-AM, o relator do processo, conselheiro Mario de Mello, apurou que o ex-prefeito da Tonantins contratou o irmão, Francisco Garcia do Nascimento, e os filhos Eliton Gomes Nascimento e Everson Gomes Nascimento, para trabalhar durante a gestão.

BRINQUEDOS MAIS CAROS

Um levantamento feito pela economista Tatiana Nogueira, da XP investimentos, em virtude do Dia das Crianças, aponta que inflação dos bens e serviços mais consumidos no Dia das Crianças sofreu uma alta de 13,7%, em média, nos últimos 12 meses. O mesmo estudo revela que, embora o preço dos brinquedos tenha subido 20%, videogame e computador pessoal ficaram mais baratos. Foram os únicos itens com queda nos preços durante o período.

CONCURSADOS E NOMEADOS

O prefeito David Almeida (Avante) zerou o cadastro de reserva do concurso de 2017 realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), ao assinar, nesta terça-feira (11), a nomeação de 566 aprovados. Com estas nomeações, a administração David Almeida totaliza 2.274 nomeações em menos de dois anos.