Grupo Cocada Baré convida a população para oficinas gratuitas de coco de roda
Neste sábado, 1, inicia o segundo ciclo de aulas instrumentais, a partir das 18:00 horas na Praça Desembargador Paulo Jacob. A programação faz parte do projeto Quebrando o Coco, produzido pela Caldo Negro Produções e contemplado pelo Edital Manaus Faz Cultura 2022. Em fevereiro, o projeto realizou o primeiro ciclo, onde os integrantes ensinaram sobre a história e a rítmica do coco de roda.
Em média 50 pessoas participaram da primeira etapa, com 4 aulas gratuitas, onde os participantes puderam conhecer os instrumentos percussivos ganzá, alfaia, agbê, zabumba e atabaque. Após um mês, o grupo retorna com as atividades para compartilhar o conhecimento e difundir a cultura na capital amazonense com mais pessoas.
O coco de roda é uma manifestação cultural da região do Nordeste com origem africana e indígena, a brincadeira envolve canto, percussão e dança. Oficialmente, o grupo Cocada Baré é o primeiro da capital amazonense a expandir o ritmo na cidade e oferecer oficinas. A produtora do projeto e vocalista do grupo, Andarilha, destaca a importância de fortalecer o segmento em Manaus.
“Acredito ser fundamental falar da história, memória e musicalidade nordestina uma vez que inúmeras levas de migrantes povoaram a região amazônica, contribuindo para a formação da nossa sociedade e cultura. É inegável o papel de suas atuações para construção de nossas identidades culturais”, destaca.
O segundo ciclo, assim como o primeiro, é gratuito e voltado para crianças, jovens e adultos, e vai do dia 1º a 22 de abril, a partir das 18:00, na praça Desembargador Paulo Jacob, localizada na avenida 7 de Setembro, no centro de Manaus. Os interessados podem se inscrever através do link https://bit.ly/40tJY59.