Prova de maratona aquática será realizada em comunidade indígena

Prova de maratona aquática será realizada em comunidade indígena. O Rio Negro Challenge Experience terá suas etapas disputadas na  aldeia dos Tatuyos, na Reserva do Tupé.

Prova de maratona aquática será realizada em comunidade indígena.

O Rio Negro Challenge Experience, que será realizado no próximo dia 13 deste mês, é um dos maiores desafios em águas abertas da Região Norte.

O início está previsto para as 8h, com o percurso  dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), localizada a cerca de 35 quilômetros de Manaus.

Tudo pronto para a prova do Rio Negro Challenge Experience, na comunidade do Tupé

Após a maratona aquática, os atletas terão uma oportunidade única de vivenciar a realidade dos moradores do local.

A visita inclui um passeio turístico com visitação ao núcleo indígena, além de degustação da culinária regional;  passeio de barco com interação com pirarucus e visita ao Encontro das Águas.

A competição, além de trazer atletas de outras partes do país, ajuda muito no momento em que a prefeitura de Manaus volta a investir no turismo local.

O evento é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O organizador da maratona, Pierre Gadelha, está otimista quanto à grande participação de atletas do país e estrangeiros.

Os nadadores de Manaus, de outros estados e até mesmo de países vizinhos, sempre prestigiaram os eventos da Associação Aquática do Amazonas. Desta vez, para ele, não será diferente.

Para maiores informações sobre o evento, os interessado podem acessar o site do Rio Negro Challenge.

Comunidade conhecida na web

Os indígenas da comunidade dos tatuyos já são conhecidos no cenário nacional.

Em 2017, um cineasta carioca produziu um curta metragem na aldeia, intitulado “Wara’ná”, contado a história do guaraná.

Na ocasião, cerca de 9 famílias se reuniram na grande maloca para assistir a avant-premiére do filme, baseado na lenda do guaraná.

O curta foi exibido nos grandes festivais nacionais e da América Latina e, ainda este ano, a equipe do cineasta pretende retornar, desta vez para gravar um longa metragem.

Fonte: Manauscult