Promfac inicia oficina de figurino gratuita para fortalecer a arte e a cultura em Manaus

Diretor de teatro renomado realiza oficina gratuita para classe artística de Manaus

Com mais de 500 profissionais formados em três anos, o Programa de Formação Artístico Cultural (Promfac) deu início, na segunda-feira, 22/7, a mais uma oficina, desta vez focada na construção de figurinos. A iniciativa visa desenvolver e aprimorar as habilidades da comunidade artística de Manaus na criação, composição e caracterização de figurinos para encenações em moda, teatro, cinema, televisão, performances e conteúdos digitais.

As aulas acontecem das 18h às 21, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na Rua Gabriel Salgado, Centro, e se estenderão até a próxima sexta-feira, 26. A iniciativa faz parte da política cultural da Prefeitura de Manaus, executada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com o objetivo de incentivar a educação cultural e o desenvolvimento pessoal por meio das artes, conforme destaca o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

“Estamos trabalhando para fazer um evento cada vez melhor. Este ano, minha proposta é que possamos contemplar todos os profissionais da economia criativa. É fundamental fortalecer este setor. Espero que todos aproveitem ao máximo e que possamos desenvolver excelentes projetos artísticos na cidade de Manaus”, incentivou Lobato.

Instrutor

Com 30 vagas oferecidas, a oficina será conduzida pelo renomado diretor de teatro e premiado figurinista, Douglas Rodrigues. Reconhecido por suas contribuições marcantes em produções notáveis como “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê” e outros projetos de destaque, Douglas Rodrigues traz sua vasta experiência e insights valiosos para os participantes.

“Estou muito empolgado em compartilhar meu conhecimento e experiência com os estudantes e entusiastas na área de figurinos. Ao longo dos anos, trabalhei em projetos significativos e estou ansioso para inspirar e colaborar com vocês neste curso. Juntos, vamos explorar a arte de criar figurinos memoráveis e desempenhar um papel fundamental na narrativa visual”, comentou o figurinista.

#Manaus Passo a Paço

A oficina de figurino será um pré-requisito essencial para os interessados em participar da Oficina de Moda para o #Manaus Passo a Paço 2024. Durante cinco dias intensivos, os participantes terão a oportunidade de explorar a produção de trajes para audiovisual, teatro e outras manifestações artísticas, sob a orientação direta de Douglas Rodrigues. A oficina abrangerá desde técnicas práticas até os conceitos fundamentais no campo da arte da criação de figurino.