Equipes de reciclagem já colheram toneladas de materiais que iria parar no meio ambiente sem tratamento
Projetos ambientais implantados no Boi Garantido em parceria com a empresa Brás Reciclagem já apresentam os resultados com os materiais descartáveis deixando os ateliês e galpões do Boi Garantido para a destinação correta. O trabalho cumpre uma promessa, feita ainda em campamha, da gestão de Fred Góes e Marialvo Brandão.
O vice-presidente e diretor financeiro do bumbá, Marialvo Brandão, destaca que a entidade folclórica dispõe de uma equipe específica de trabalhadores para recolher, separar, acondicionar e destinar as sobras de materiais para uma empresa especializada em reciclagem, com sede em Manaus.
No que diz respeito ao ferro, Marialvo explica que a equipe realiza a prensagem de todo tipo de material metálico, que é acondicionado em forma de blocos e encaminhado para a recicladora parceira. Já com relação ao isopor, os restos do produto são embalados em sacos de fibra para o encaminhamento até a empresa de reciclagem.
“O Garantido sempre levantou a bandeira da preservação. Então, nós nesses últimos anos viemos sempre levantando e discutindo sobre a preservação do meio ambiente. Essa política ambiental faz parte dos nossos espetáculos e como sempre temos o compromisso em destinar da forma ambientalmente correta os resíduos sólidos, as sobras de materiais que são destacadas. Assim como a nossa diretoria, todos os demais trabalhadores do Boi Garantido são igualmente comprometidos com a responsabilidade de dá a destinação correta de resíduos de ferro e isopor”, afirmou Marialvo.
Recicla Galera
Outra frente de combate ao despejo de resíduos sólidos no meio ambiente, segundo Marialvo Brandão, é por meio da parceria com Governo do Estado do Amazonas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema), com o projeto Recicla Galera, uma iniciativa que une sustentabilidade e reciclagem em benefício ao meio ambiente, por meio da coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.
O projeto é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. Todo material coletado pelo projeto é destinado para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), que atua no apoio à coleta, destinação correta dos resíduos e venda do produto reciclável.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Boi Garantido
Fotos: Paulo Sicsu