O deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO) apresentou, nesta quinta-feira (24), um projeto de lei para anistiar manifestantes de atos que questionam o resultado da eleição presidencial, solicitando sua anulação e uma intervenção militar no Brasil. Do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), e militar, o deputado admite a existência de crime, ao propor a isenção dos possíveis culpados. Senão, qual seria a intenção de propor a absolvição prévia dos manifestantes golpistas?
MEA CULPA
O texto do projeto propõe indulto aos “manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos os que tenham participado de manifestações nas rodovias nacionais, em frente a unidades militares ou em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor desta Lei”. Ou seja, o major bolsonarista sabe muito bem que os golpistas podem ser enquadrados pela lei.
ILEGITIMIDADE
O projeto de lei em questão também põe por terra o discurso de que as manifestações antidemocráticas são legítimas e democráticas. Afinal, se assim o fossem, qual seria a necessidade de aprovar uma norma isentando os culpados de responderem por seus atos perante a lei? Ou seja, o bolsonarismo pensante sabe que os manifestantes e os grupos econômicos que os mantêm, muito provavelmente serão responsabilizados legalmente por seus crimes.
MELHORA DO ‘NEGÃO’
O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) apresentou uma melhora substancial em seu quadro de saúde e deixou a UTI do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, sendo transferido para um apartamento. Segundo a assessoria do “Negão”, a melhora surpreendeu a equipe médica que o acompanha, que estima que ele permaneça internado por mais sete a dez dias. Depois da alta, Amazonino retorna a Manaus.
SUFRAMA NA TRANSIÇÃO
Os desafios e gargalos enfrentados pela Suframa e sugestões ao Governo Lula sobre a ZFM nortearam a reunião do Grupo “Desenvolvimento Regional”, realizada nesta sexta-feira (25) e coordenada pelo deputado federal Zé Ricardo (PT). Preocupações com o prazo final de alguns incentivos, funcionamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), aplicação de recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), aprovação de Processo Produtivo Básico (PPB) e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foram alguns dos temas que vieram à tona.
TEMPORADA DE CRUZEIROS
Está previsto para chegar às 10h deste domingo (27) o primeiro navio da “Temporada de Cruzeiros 2022/2023”. Trata-se do transatlântico Insígnia, da empresa marítima Oceania Cruises, que ancora em Manaus trazendo 1.203 turistas, e permanece na capital até as 16h da segunda-feira (28). É o pontapé inicial da temporada de cruzeiros.
MEDALHA
O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, será condecorado com a Medalha Ruy Araújo, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A solenidade de outorga da mefalha acontece na próxima quarta-feira (30), às 11h, no plenário da Casa Legislativa.
NOVO CETAM
O governador Wilson Lima (UB) entregou, na manhã desta sexta-feira (25), uma nova unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com capacidade para atender 5,4 mil alunos por ano. A nova unidade, instalada no Centro Cultural Aníbal Beça (avenida Autaz Mirim, 9.018, Novo Aleixo), é a terceira inaugurada por Wilson Lima. Na nova unidade, serão ofertados cursos como automação industrial, eletrônica, mecatrônica e informática.
FEIRA NATALINA
Tradição que já dura 20 anos, a Feira de Artesanato Natalina realizada pela Prefeitura de Manaus acontecerá este ano em duas etapas: a primeira na próxima terça (29) e quarta-feira (30); e a segunda, nos dias 1º, 5, 6 e 7 de dezembro, sempre das 8h às 14h, na Praça dos Arcos do Parque Municipal do Idoso (PMI). Nesta edição, mil peças com valores a partir de R$ 5 serão colocadas à venda.
HOSPITAL VETERINÁRIO
A Universidade Nilton Lins inaugurou esta semana seu hospital de Medicina Veterinária no campus do Parque das Laranjeiras. A partir do primeiro semestre de 2023, o hospital terá uma série de serviços disponíveis ao público 24h por dia. A unidade de saúde para animais irá funcionar ao lado do prédio principal da Nilton Lins e faz parte de novo setor de Medicina Veterinária da instituição, no qual também estão incluídas onze novas salas de aula, banheiros, auditório e um centro cirúrgico para animais de grande porte (já em obras e com previsão para ser entregue na metade de 2023), em uma área total de 1,5 mil metros quadrados.