Os estudantes Pedro Elias Torres, da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas e Kamily Isabelle Queiroz Maia, da Escola Estadual Belarmino Alves Marreiro, foram escolhidos por seus colegas, na última terça-feira (25), como os representantes das respectivas escolas para edição de 2023 do Programa Parlamento Jovem (PPJ).
O Programa é realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Estudantes dos anos finais do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, participam de palestras sobre educação cidadã, aprendendo sobre a divisão dos Poderes, o Poder Legislativo, voto consciente e consequências do voto.
Após essa palestra, os estudantes realizam eleição para escolha do representante no PPJ, que reúne, durante dez dias, 24 alunos para vivenciarem a rotina e trabalho de um deputado no Parlamento Estadual. “Nosso objetivo é desenvolver nos estudantes a consciência crítica”, explica a coordenadora do programa, a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo.
O aluno Pedro Elias, tem 16 anos e participou da palestra pelo período da manhã, quando a turma do 3º ano da escola localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste. Sua plataforma para conquistar os votos de seus colegas foi a dos esportes. “Me sinto lisonjeado com a confiança que meus colegas depositaram em mim. Pretendo escrever um Projeto de Lei que beneficie os estudantes do Amazonas, minha bandeira é lutar pelo esporte”, afirmou.
No período da tarde foram os alunos do 3º do Ensino Médio da Escola Estadual Belarmino Alves Marreiro, do bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, que tiveram a oportunidade de participar da palestra. Dessa vez foi eleita uma representante do sexo feminino, a aluna Kamilly Isabelle, também de 16 anos.
As eleições seguem até o fim do mês de maio e no período de 19 a 30 de junho os alunos participarão de palestras e irão produzir um Projeto de Lei (PL) que será apresentado aos deputados estaduais.
Foto: Alberto César Araújo