“Programa Educando pela Cultura é Institucionalizado na Aleam”

O programa Educando pela Cultura foi institucionalizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 58/24, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), estabelece que o programa será realizado anualmente com o apoio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. A ação visa conscientizar a sociedade sobre temas essenciais como cidadania, direitos humanos, diversidade étnico-racial e de gênero, e violência contra crianças e adolescentes.

O programa propõe uma abordagem lúdica e cultural para tratar de temas delicados, facilitando o aprendizado e incentivando o respeito à diversidade. Roberto Cidade explica que a ação visa reduzir desigualdades regionais, alcançando municípios e comunidades ribeirinhas do Amazonas e promovendo inclusão educacional e cultural.

Objetivos do programa

O programa terá como objetivo principal realizar eventos que abordem tópicos como direitos civis, violência contra minorias e valorização da vida. Ao longo dos anos, tem se mostrado um poderoso instrumento para discutir assuntos relevantes de forma acessível. Isso é especialmente importante em um estado como o Amazonas, com grande diversidade sociocultural e desafios educacionais. “A institucionalização do Educando pela Cultura fortalece um projeto que, além de educacional, é também um ato de cidadania”, comentou o presidente da Assembleia.

Impacto no Amazonas

A ação também busca ampliar a formação cultural no estado, incluindo áreas mais afastadas da capital. “O Amazonas enfrenta desafios únicos devido à sua vasta extensão e diversidade. O programa tem um papel fundamental ao levar conhecimento a locais que, muitas vezes, ficam à margem das iniciativas culturais”, explicou Roberto Cidade. Com isso, o programa tem o potencial de gerar transformações sociais profundas, aproximando as populações isoladas de discussões relevantes e empoderadoras.

Foto: Rodrigo Brelaz