Integrantes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) estiveram nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para receber a arrecadação de 100 kits de alimentação destinado às crianças e adolescentes carentes que estão em tratamento contra o câncer.
Representando o presidente da Assembleia Participativa, a coordenadora do programa, Éricka Simões, agradeceu aos servidores, por tornarem possíveis momentos como este. “Quero agradecer aos servidores que são os verdadeiros mantenedores do programa Assembleia Participativa e peço que continuem colaborando para mais momentos assim”, declarou.
Presidente da Comissão de Saúde da Aleam, a deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) parabenizou os servidores pela adesão ao programa e o GACC pelo empenho em ajudar as crianças com câncer. “Quero parabenizar os servidores que se engajam nesta causa, aderindo ao Assembleia Participativa, com responsabilidade social e também ao GACC, instituição pela qual tenho um profundo respeito pelo trabalho social desempenhado”, declarou.
A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, explicou que o GACC solicitou ao programa ajuda para reforçar a alimentação das crianças em tratamento. “O GACC é uma instituição séria que cuida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Eles solicitaram a doação de kits suplementares que atendem as crianças acompanhadas pelo GACC. Estes kits são compostos por alimentos como farelo de aveia, mingau de arroz, farinha láctea, leite em pó e mix de cereais”, explicou.
GACC agradece
A nutricionista do GACC, Bárbara Medeiros, representou a instituição na entrega e falou como os suplementos farão diferença na vida das crianças atendidas pela instituição. “O kit suplementar é de suma importância para as nossas crianças, pois todas têm algum grau de insegurança alimentar. Elas passam por tratamento de quimioterapia, que é agressiva ao corpo, causando náuseas, vômitos, deixando-as muito vulneráveis, então a gente entra com a suplementação para reforçar a alimentação e o sistema imunológico, tanto das crianças que residem no GACC para tratamento quanto para aquelas que recebem a alimentação em casa”, afirmou, acrescentando que atualmente são 300 crianças em tratamento ativo contra o câncer atendidas pelo grupo.
Um dos fundadores do Programa Assembleia Participativa, o diretor de Saúde da Casa Legislativa, médico Arnoldo Andrade, destacou que o espírito do programa é incentivo à doação. “O Assembleia Participativa mostra à sociedade que o legislativo estadual deve se preocupar com os mais frágeis. Este ato traz uma simbologia que estimula os nossos colaboradores a participarem da Assembleia Participativa que é símbolo da união dos nossos colaboradores, onde cada um colabora com um pouquinho e, juntos, fazem a diferença na vida de quem precisa”, afirmou.
A arrecadação aconteceu por conta da ação do Programa Assembleia Participativa, que conta com a doação mensal dos servidores da Assembleia, que autorizam desconto em folha destinado a um fundo de manutenção do programa Assembleia Participativa.