Profissionais de saúde, da Prefeitura de Manaus, participam da 10ª Oficina Temática ImunizaSUS, que discute estratégias integradas da atenção primária e vigilância epidemiológica voltadas à imunização.
A programação, realizada em conjunto com a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste das secretarias municipais de Saúde, teve início nesta quinta-feira, 16/11, em Florianópolis (SC).
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, foi uma das participantes da oficina, ao lado da gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes. Tomando como referência a cobertura vacinal no município no período de 2019 a 2022, a secretária destacou o resgate do indicador nos anos de 2021 e 2022, após um período de redução desde 2016.
“Alcançamos esse resultado graças à ampla oferta da vacinação, tanto nas mais de 170 salas de vacina como em ações itinerantes nos vazios assistenciais, e também ao esforço conjunto empreendido pela atenção primária, vigilância epidemiológica e inteligência de dados”, afirmou a secretária.
Shádia pontuou que a logística da vacinação contra a Covid-19, nos anos de 2021 e 2022, envolveu uma média diária de 950 trabalhadores e 2.500 vacinadores, atuando em mais de 183 postos, que em média se mantiveram fixos em pouco mais de 50 pontos de vacinação, sendo sete pontos estratégicos.
“A pandemia nos impulsionou também a buscar novos caminhos. Exemplo é o Telessaúde, que surgiu como recurso para monitoramento remoto de usuários com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, e hoje alcança também a imunização infantil, entre outros segmentos”, relatou.
A programação da oficina incluiu a apresentação do Imunize, projeto voltado à atualização dos profissionais de saúde no manejo clínico de 21 doenças preveníveis por meio da vacinação, e a mesa de debate “A Integração entre a vigilância em saúde e a atenção básica – O cuidado integrado na perspectiva da imunização”. A agenda se encerrou com uma reunião com os pontos focais do ImunizaSUS.
O ImunizaSUS tem como objetivo promover a qualificação do Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de estudos, pesquisas e debates que envolvem diversos atores da área da saúde. Milhares de profissionais de saúde e estudantes de cursos da área de todo o país já participaram de capacitações do projeto, realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa