O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi eleito vice-presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que coordena os Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos) de todo o País. Alberto Rodrigues é o primeiro PGJ amazonense a assumir a vice-presidência do órgão. A eleição aconteceu ontem, 29 de junho, durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), realizada em Vitória, Espírito Santo.
“O crime organizado é um flagelo que fustiga a sociedade brasileira de Norte a Sul. No Amazonas, o Ministério Público, pelos diligentes membros de seu Gaeco, impõe duras derrotas aos que operam sistemas de corrupção para desviar recursos públicos e também às facções do crime organizado. Na condição de vice-presidente do GNCOC, assumo o compromisso de ir mais longe ainda nesse embate”, disse o Procurador-Geral de Justiça.
O GNCOC é formado pelos Gaecos das unidades do Ministério Público de todo o Brasil e trabalha de maneira integrada com as polícias (civil, militar, federal e rodoviária federal), a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as receitas estadual e federal, a Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos.
Por meio da capacitação de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, o GNCOC pretende disseminar novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.