A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, esteve na manhã desta quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), entregando oficialmente a prestação de contas anual referente ao exercício de 2018.
Na oportunidade, Yara Lins, salientou, durante Cessão de Tempo no Plenário, o cumprimento do prazo de entrega e reforçou a ideia de boa relação entre os órgãos – juntos, a Assembleia e o TCE-AM formam o poder legislativo estadual, como órgão principal e auxiliar, respectivamente. “Com muito prazer venho a este poder entregar a prestação de contas anual do Tribunal de Contas, dentro do prazo legal, observando sempre o que determina a Constituição Estadual. Agradeço as boas vindas e coloco o Tribunal à disposição dos senhores deputados para responder qualquer indagação ou pedido de informação deste poder sobre esta prestação de contas”, afirmou.
Enquanto órgão auxiliar do Poder, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do TCE-AM prevê a entrega de um relatório de atividades, trimestral e anual do Tribunal de Contas à Assembleia, possibilitando a análise das contas do órgão.
O presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto (PSD), explicou o trâmite
do documento. “A partir de agora, a prestação segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e retorna para Mesa Diretora para ser aprovada em Plenário”, afirmou.
Aproveitando a visita da presidente do TCE-AM, alguns parlamentares como Wilker Barreto (PHS), Dermilson Chagas (PP), Joana D’Arc (PR), Serafim Corrêa (PSB), Carlinhos Bessa (PV) e Dr Gomes (PRP), destacaram em apartes a relação autônoma, harmoniosa e respeitosa entre os órgãos e, ainda, a atuação da conselheira à frente do Tribunal, como a primeira mulher presidente do órgão