Em sessão especial, cerimônia contou com a presença de personalidades de Manaus e de Itacoatiara
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, recebeu, na última terça-feira (04), o título de Cidadão Itacoatiarense, em função dos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento do município de Itacoatiara (cerca de 288 quilômetros de Manaus) por meio de sua atuação e liderança no setor de agronegócios, bem como no incentivo e apoio ao empreendedorismo daquela cidade.
Por iniciativa do vereador João Bosco Ferreira, Muni Lourenço recebeu o Diploma no plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara, com a presença do prefeito do município, Antônio Peixoto, vereadores e demais personalidades, entre as quais diretoras do Sebrae no Amazonas, uma vez que Muni Lourenço também ocupa, atualmente, o cargo máximo da Instituição ao presidir o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE/AM).
No campo do setor primário, no final do ano passado, Muni Lourenço inaugurou um Polo de Ensino Técnico no Sindicato Rural de Itacoatiara que passa a ofertar, a partir de 2020, cursos em agronegócios para jovens e produtores rurais. No campo do empreendedorismo e pequenos negócios, o dirigente, à frente do Conselho do Sebrae/AM, inaugurou, em Itacoatiara, no dia 03 de dezembro de 2019, a primeira unidade própria do Sebrae no interior do Estado, modernizando a capacidade de atendimento do Órgão e ampliando sua atuação para municípios próximo à Itacoatiara.
De acordo com a diretora superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, uma das prioridades estratégicas defendidas por Muni Lourenço à frente do Conselho é a interiorização dos serviços e produtos da Instituição, levando oportunidades e capacitação empresarial para além de Manaus. “A interiorização do Sebrae é uma das prioridades da gestão Muni Lourenço e esse reconhecimento público de Itacoatiara é uma demonstração de gratidão, pois o presidente Muni tem acompanhado de perto todas as nossas ações voltadas para o interior, em especial Itacoatiara, onde ele acompanhou o passo a passo da construção do nosso novo prédio” destaca a diretora.
Muni Lourenço Silva Júnior é natural de Manaus (AM), graduando em administração de empresas e direito. É pecuarista e participou da fundação, no Estado, em 1993, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (Senar/AM), época em que a Faea era presidida por Eurípedes Ferreira Lins e Muni Lourenço era seu vice-presidente. Atualmente, no âmbito da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Loureço coordena duas comissões nacionais estratégicas para o agronegócio, como por exemplo a Comissão de Meio Ambiente e do Desenvolvimento da Região Norte do Brasil.