Com o objetivo de verificar o andamento das obras do conjunto habitacional no Parque das Tribos, na zona Oeste de Manaus, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), realizou uma visita técnica ao local na tarde desta segunda-feira (31 de março). A vistoria ocorreu com a presença do prefeito David Almeida (Avante), e outros vereadores da Casa Legislativa.
O projeto faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida” e está inserido nos empreendimentos habitacionais “Morar Melhor” 13, 14 e 15, que somam um total de 576 unidades. O objetivo da construção das moradias é reduzir o déficit habitacional da capital e oferecer moradia acessível a famílias de baixa renda.
Além do presidente da CMM e do secretário de Habitação e Assuntos Fundiários de Manaus, Jesus Alves, a vistoria técnica contou com a presença dos vereadores Dr. Eduardo Assis (Avante); Eduardo Alfaia (Avante); João Paulo Janjão (Agir); Marco Castilhos (União Brasil); Raulzinho (MDB); Rodinei Ramos (Avante) e Sérgio Baré (PRD).
Durante a visita, o presidente da CMM ressaltou a importância do acompanhamento das obras para garantir que os investimentos resultem em benefícios reais para a população.
“Todos nós estamos aqui justamente imbuídos do propósito de fiscalizar as ações do Executivo. Esse é o ofício da Câmara Municipal e do vereador. Recentemente, aprovamos uma autorização para que a prefeitura possa contrair um novo empréstimo e seguir investindo na cidade. Por isso, precisamos garantir que esses recursos sejam bem aplicados. A construção desse conjunto é uma política pública essencial para reduzir o déficit habitacional de Manaus. Apesar disso, em apenas um mandato e três meses do segundo mandato, o prefeito David Almeida tem dado uma resposta positiva para essa questão, e acreditamos que avançaremos ainda mais nos próximos anos”, afirmou o presidente.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reforçou que os investimentos são fruto de uma parceria entre os governos municipal e federal, garantindo moradias de qualidade para a população carente.
“Estamos executando o Programa Municipal de Moradias em parceria com o governo federal. É R$ 1 bilhão do governo federal e R$ 100 milhões da prefeitura, um investimento vultuoso para oferecer moradias dignas. Esse é o primeiro de oito condomínios que serão construídos ainda este ano. Assim que a temporada de chuvas acabar, daremos a ordem de serviço para novos empreendimentos. Hoje, já temos oito contratos assinados, e em breve iniciaremos novas obras”, afirmou o prefeito.
O vereador Eduardo Alfaia (Avante) destacou a importância do papel fiscalizador da CMM na concretização de políticas públicas que impactam diretamente a população. Para ele, a harmonia entre os poderes é essencial para garantir avanços na cidade.
“O Legislativo tem o dever de acompanhar e fiscalizar cada investimento que é feito em Manaus. Quando a prefeitura enviou o projeto para a criação da Secretaria de Habitação, nós analisamos e aprovamos, porque entendemos a importância desse passo para viabilizar políticas públicas eficazes. Hoje, vemos essa decisão se transformando em moradias para quem mais precisa, e isso só foi possível graças à parceria com o senador Eduardo Braga, que foi fundamental nessa construção”, afirmou Alfaia.
O parlamentar destacou ainda que o acompanhamento do Parlamento não se limita à aprovação de projetos, mas se estende à fiscalização das ações do Executivo. “Nosso papel vai além de legislar. Estar aqui, acompanhar o andamento dessas obras, verificar a qualidade e a celeridade da entrega é um compromisso com a população”, disse.
Fonte: Eliana Nascimento/Dicom
Foto: Cleuton Silva/Dicom