O Prêmio Bicicleta Brasil, promovido pelo Ministério das Cidades, destacou 76 iniciativas de diferentes estados, com foco no incentivo ao uso da bicicleta. Esses projetos, que visam estimular a mobilidade sustentável, vão receber o Selo Bicicleta Brasil, um reconhecimento das boas práticas que incentivam o uso da bicicleta em todo o país.
Diversidade de projetos pelo país
Os 76 projetos selecionados para a fase de avaliação técnica abrangem 15 estados. Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo lideram em número de iniciativas. As ideias variam desde projetos em aldeias indígenas até ações em grandes cidades, promovendo a bicicleta como meio de transporte público integrado e menos poluente.“As iniciativas têm o potencial de inspirar boas práticas por todo o Brasil”, disse Denis Andia, secretário Nacional de Mobilidade Urbana.
Categorias e premiação em dinheiro
Os primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios em dinheiro.Além disso, todos os vencedores serão premiados com troféus e certificados.
A premiação busca estimular o uso da bicicleta em diversas regiões e setores da sociedade, promovendo um transporte mais sustentável e acessível. Os vencedores, além do reconhecimento financeiro, terão a oportunidade de influenciar políticas públicas e incentivar o uso da bicicleta como solução para a mobilidade urbana.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil