Prefeitura vai dar início à reforma da USF Geraldo Magela, na zona Leste de Manaus

Dando continuidade ao plano de obras municipal referente à saúde básica, a Prefeitura de Manaus informa que serão iniciadas, na próxima segunda-feira, 9/1, as obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, localizada na rua Rio Envira, 442, bairro Armando Mendes, zona Leste. A previsão é de que a unidade permaneça desativada por, aproximadamente, seis meses.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, explica que a população continuará sendo assistida em unidades que ficam nas proximidades da USF Geraldo Magela, e também em uma UBS Móvel, que foi instalada na região para reforçar os atendimentos de Atenção Primária.

“A gestão do prefeito David Almeida está promovendo mais esse avanço na assistência à população, visto que o espaço físico da unidade será adequado para qualificar os serviços ofertados e fazer com que os usuários sejam recebidos com maior segurança e comodidade. A unidade precisará ficar desativada durante as obras, mas os servidores serão distribuídos para reforçar o atendimento em outras unidades da região”, disse.

Conforme Djalma, os serviços de imunização, testagem para Covid-19, atendimento pediátrico, dispensação de medicamentos e curativos poderão ser acessados nas seguintes unidades: USF Alfredo Campos, USF Gilson Moreira, USF João Nogueira da Mata, L-09, L-10, L-08 e L-46.

A equipe de odontologia prestará os atendimentos na USF L-09, localizada na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes. Já os serviços de coleta de exames laboratoriais serão referenciados para o Laboratório Distrital Leste, que fica ao lado da Policlínica Comte Telles, no bairro São José.

Na UBS Móvel, que está posicionada na mesma rua da unidade em reforma, os usuários poderão acessar consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas de pré-natal, acompanhamento do programa Auxílio Brasil, entre outros programas de saúde, conforme a busca da comunidade.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura já entregou mais de 50 unidades revitalizadas, reformas e ampliadas. Atualmente 25 obras estão em andamento, das quais 10 de grande porte, com 1,2 mil metros quadrados e capacidade para até 1,2 mil atendimentos diários.

Fonte: Semsa