Palestras, rodas de conversa e uma caminhada na Ponta Negra estão entre as ações que a Prefeitura de Manaus realiza nesta semana, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o tabagismo e seus males, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado na sexta-feira, 31/5.
A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e inclui ações de educação em saúde com foco no combate ao tabagismo, em Unidades de Saúde da Família (USFs) da rede básica e escolas da rede municipal de ensino da capital, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Entre as unidades que integram a agenda está a USF Major PM Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, onde os usuários puderam conferir palestras e material educativo sobre o fumo e doenças associadas, nesta segunda-feira, 27/5. Na USF Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste, as equipes de saúde vão promover uma roda de conversa sobre prevenção do tabagismo e distribuir panfletos aos usuários, nesta terça, 28/5. Outras sete unidades básicas têm ações previstas na programação, que vai até o final deste mês.
A agenda terá ainda ações em sete unidades da rede municipal de ensino. Uma delas é a escola municipal (EM) Profª Maria do Socorro de Oliveira, no Jorge Teixeira, zona Leste, com uma ação de prevenção do uso do cigarro, álcool e outras drogas, na terça-feira, 28/5. Já na EM Profª Antônia Pereira da Silva, no Santa Etelvina, alunos, pais e professores participam de uma roda de conversa e conferem uma mostra com foco nos cigarros eletrônicos, também nesta terça.
“As ações de educação em saúde nas escolas, por meio do PSE, estão em sintonia com o Dia Mundial sem Tabaco deste ano, que busca ser uma plataforma de luta pela proteção dos jovens contra a interferência da indústria do tabaco”, assinala a chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco, Carla Azevedo.
Outro destaque da agenda da Semsa para sensibilização da população contra o tabagismo, antecipa Carla, será a caminhada “Vida Saudável sem Tabaco”, na quarta-feira, 29/5, na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste. A mobilização, coordenada pelas equipes da policlínica Djalma Batista, ocorre a partir das 16h, com a participação de usuários do Ambulatório de Tratamento de Fumantes da unidade.
Tratamento
Ao lado das campanhas regulares de combate ao tabagismo, destaca Carla Azevedo, a Semsa dispõe de Ambulatórios de Tratamento de Fumantes em 33 unidades da rede básica. A estratégia, explica a gestora, faz parte do Programa Municipal de Controle do Tabagismo e oferece cuidado integral a usuários de tabaco e dependentes de nicotina que desejam abandonar o fumo, com ações de prevenção e promoção da saúde, educação e vigilância em saúde.
“Neste ano, atingimos 117% da meta de implantação de ambulatórios na rede municipal. Além disso, trabalhamos para qualificar cada vez mais as equipes de saúde que atuam no atendimento e tratamento dos usuários nessa estratégia”, relata a gestora, pontuando a formação de 132 servidores na Prevenção da Iniciação ao Tabagismo, neste ano, por meio de parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Saúde pública
Carla enfatiza que o tabagismo responde pela morte de mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo a principal causa de morte evitável e uma das maiores ameaças à saúde pública no mundo.
“O uso do tabaco está ligado a diversos problemas de saúde, entre eles doenças respiratórias obstrutivas, como a bronquite crônica, e vários tipos de câncer. Ele reduz ainda as defesas do organismo, tornando o fumante mais suscetível a doenças como tuberculose ou gripe”, alerta.
Conforme a pesquisa Vigitel 2023, do Ministério da Saúde, Manaus tem percentual estimado de 4,8% fumantes dentre a população de pessoas maiores de 18 anos. O índice foi o mais baixo registrado pelo estudo entre todas as capitais brasileiras, incluindo São Paulo (10,3%) e Porto Alegre (13,8%), sendo esta a capital com o percentual mais alto.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa