A Prefeitura de Manaus retoma nesta terça-feira, 8/6, a campanha de imunização contra a Covid-19 nos oito pontos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Também serão reabertas as unidades de saúde da rede municipal. O atendimento nesses locais precisou ser suspenso durante a segunda-feira, 7, a fim de garantir a segurança dos servidores, usuários dos serviços de Atenção Básica e públicos a serem vacinados, depois dos episódios de violência registrados desde a madrugada de domingo, 6. A volta da vacinação e o funcionamento das unidades de saúde ficam mantidos desde que não voltem a ocorrer cenas de violência na cidade.
Conforme programado, pessoas de 54 anos do público em geral poderão procurar os postos para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Também serão atendidos os remanescentes da faixa etária de 55 a 59 anos, que não puderam ir aos postos nas datas programadas para esse grupo. Além desses públicos, a Semsa continua vacinando os remanescentes dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, em pontos de vacinação exclusivos.
“Em Manaus, seguimos avançando nos grupos, ampliando a imunização da população, de acordo com a orientação do prefeito David Almeida. Até este sábado (6), nossas equipes já haviam aplicado 436.726 primeiras doses e 295.042 segundas doses, totalizando 731.768 doses aplicadas. Estamos trabalhando, em média, com 700 vacinadores, de segunda a sábado, há quase cinco meses. É exaustivo para as equipes, mas todos seguem nessa missão”, relata a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.
A Semsa reforça a importância do cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.
Pontos de vacinação
Dois pontos de vacinação não estão disponíveis para a população em geral. O que funciona no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, está atendendo exclusivamente os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente. No posto da Escola de Enfermagem de Manaus, em Adrianópolis, na zona Centro-Sul, serão atendidos apenas os remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e as Forças Armadas.
Zona Norte
Estacionamento do supermercado Coema, avenida Torquato Tapajós, 5.890, no Novo Israel, zona Norte
Zonas Sul e Centro-Sul
Centro Cultural dos Povos da Amazônia, avenida Silves, 2.222, Crespo
Universidade Paulista (Unip), avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro
Zona Leste
Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1
Zona Oeste
Balneário do Sesc/AM, avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro