A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta sexta-feira, 10/1, a desobstrução de importantes vias da zona Centro-Sul da cidade, removendo quatro veículos que estavam estacionados em locais proibidos, comprometendo a segurança de pedestres e atrapalhando o fluxo da via.
As ações foram realizadas na avenida Belo Horizonte e rua Judith Motta, nos bairros Adrianópolis e Parque 10, respectivamente. A iniciativa tem como objetivo garantir a boa utilização das vias por pedestres e motoristas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, a fiscalização se trata de uma atividade regular e rotineira realizada pelos agentes de trânsito para coibir irregularidades que prejudicam o fluxo nas vias.
“É fundamental intensificarmos as fiscalizações contra o estacionamento irregular, pois essa prática prejudica a mobilidade urbana, compromete a segurança dos pedestres e desrespeita o direito coletivo ao uso organizado do espaço público. Somente com ações efetivas e conscientização podemos construir uma cidade mais acessível e ordenada para todos”, explicou.
As remoções são realizadas tanto para liberar o leito viário, garantindo o fluxo de veículos, quanto para desobstruir áreas destinadas aos pedestres, como calçadas, passeios e canteiros centrais. “O objetivo é sempre deixar a via livre para a boa utilização por todos. Essa é uma atividade prevista no código de trânsito, não uma operação extraordinária, mas sim parte do trabalho diário de fiscalização”, concluiu Leda.
A rotina de fiscalização busca evitar infrações, e conscientizar os motoristas sobre a importância de estacionar corretamente e respeitar as regras e sinalizações nesses locais.
Fotos: Divulgação/IMMU