A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu, nesta terça-feira, 10/10, a fiscalização de veículos pesados na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da cidade.
A via faz parte da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), que tem o intuito de coibir a circulação de veículos de grande porte em determinados horários. A ação resultou em 11 veículos autuados.
“A nossa missão é garantir a segurança e a fluidez do trânsito em Manaus. Veículos pesados têm restrições específicas para circulação em determinadas vias e horários, e é nosso dever assegurar que essas normas sejam respeitadas. A ação de hoje na Constantino Nery é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a mobilidade urbana e a segurança de todos os usuários da via”, explicou Stanley Ventilari, diretor de operações de trânsito do IMMU.
A fiscalização tem como objetivo não apenas garantir a segurança dos motoristas e pedestres, mas também preservar a infraestrutura das vias, que pode ser prejudicada pelo tráfego intenso de veículos pesados. A Prefeitura de Manaus continua trabalhando para melhorar a mobilidade urbana na cidade e garantir que as regras de trânsito sejam cumpridas por todos.
A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego. As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, localizado na avenida Urucará, nº 1.180, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h.
Zona Máxima de Restrição
De acordo com as regras da Prefeitura de Manaus, os veículos com até 16 toneladas podem circular das 6h às 9h. Já os caminhões com até oito toneladas podem circular das 9h às 20h. A Zona Máxima de Restrição de Circulação inclui, além da Mário Ypiranga, as avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Maceió, Umberto Calderaro e trechos de mais dez ruas do centro da cidade.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.
Fonte: IMMU
Fotos: Divulgação / IMMU