Prefeitura reescreve a história da assistência social em Manaus

Ao assinar a ordem de serviço que mudaria para sempre a história da rede de proteção básica da capital amazonense, o prefeito David Almeida afirmou, em junho de 2022, que o ato entraria para a história: “Estamos reescrevendo a história da Assistência Social em Manaus”.

O pacote de obras incluiu a construção e a revitalização de 18 equipamentos socioassistenciais, além da ampliação e qualificação no atendimento especializado da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), marcando os 1.000 dias da atual gestão.

Outro foco da administração municipal que envolve a assistência é o “Prato do Povo”, na zona Norte, responsável pela segurança alimentar e nutricional de famílias em estado de vulnerabilidade social, oferecendo uma alimentação completa pelo valor simbólico de R$ 1. Os mutirões de Cadastro Único realizados em todas as zonas de Manaus, e a ampliação da proteção social, incluindo as de assistência à mulher em situação de violência, também merecem destaque.

O relato da dona de casa e usuária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Colônia Antônio Aleixo há nove anos, Camila Magalhães, resume bem os resultados do trabalho da gestão municipal, com a reforma desses importantes equipamentos públicos.

“A diferença entre o antes e o depois é evidente também, principalmente, na parte de pintura e estrutura. Agora, está tudo mais bonito e com mais comodidade. O atendimento está melhor e agora saímos de casa sem pensar que estamos indo a um lugar que se tornou ‘feio’ devido ao tempo”, afirmou.

Serviços socioassistenciais

Foi no dia 23 de junho de 2022 que o prefeito David Almeida assinou a histórica ordem de serviço para a reforma de 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Os Cras e os Creas são os principais equipamentos de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da rede de proteção básica e que fazem parte da política de assistência social. É onde as famílias em situação de vulnerabilidade são recebidas para serem encaminhadas aos demais programas, ou seja, é uma porta de entrada dos cidadãos. Por isso, recebem na nossa gestão total atenção para funcionarem, oferecendo dignidade”, aponta David Almeida.

Sem perda de tempo, já no mês seguinte à assinatura da ordem de serviço, no dia 28 de julho de 2022, a prefeitura inaugurou, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Cras São Raimundo, nova unidade socioassistencial da zona Oeste e que substituiu o antigo Cras Glória, na mesma zona.

Qualificação e humanização

É a partir de 10 de novembro de 2022, com a entrega do Cras e do Creas Prourbis, ambos localizados no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que os frutos da ordem de serviço começam a ser colhidos e entregues à população.

Em um produtivo período de dez meses, a Prefeitura de Manaus entregou um total de nove unidades Cras totalmente revitalizadas, com reformas elétricas, hidráulicas, ampliação de salas, trocas de telhado, portas, janelas, mobiliário, pintura e muito mais. A partir daqui, as palavras que definiriam a nova era da assistência social em Manaus seriam duas: qualificação e humanização.

“Estamos reformando e equipando esses espaços para receber e prestar um serviço de excelência à população referenciada neste equipamento”, pontuou o titular da Semasc, Eduardo Lucas, à época.

Durante o mesmo período e em paralelo às obras da ordem de serviço, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Assistência Social, pôs em prática outros projetos de igual importância.

Em novembro de 2022, o Creas Centro-Sul foi reinaugurado em um novo e mais confortável endereço de atendimento. Já em maio deste ano, foi inaugurado o Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, na zona Leste, o primeiro centro de convivência municipal da história de Manaus.

Em junho de 2023, foi a vez da cozinha comunitária do bairro Santo Agostinho ser reinaugurada após uma série de reformas. E, em julho, após muita expectativa e espera, a “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres”, finalmente foi inaugurada, garantindo às sobreviventes da violência doméstica um espaço seguro e consolidando ainda mais o momento de ouro que a assistência social manauara vive.

Proteção social 

Com o intuito de evitar uma sobrecarga no sistema, devido ao período de revitalizações nos prédios, a Semasc passou a realizar periodicamente os chamados “Mutirões de Cadastro Único”. Com isso, facilitou e acelerou o processo de atualização e inserção no CadÚnico, ferramenta do Governo Federal necessária para se ter acesso a uma série de benefícios e programas sociais.

E os números comprovam: em dezembro de 2020, Manaus possuía 258.871 famílias inseridas no Cadastro Único. Já em junho de 2023, este número passou a ser de 479.856 famílias inseridas, o que representa um aumento de 85,36% desde o início da gestão.

“Trabalhei nove anos como cobradora de ônibus, mas as coisas ficaram difíceis para todos. Então, hoje, eu vim atrás de realizar meu cadastro, entender melhor os benefícios, o apoio que as pessoas podem receber com ele, e deu tudo certo, graças a Deus. Fui atendida por uma moça muito atenciosa e que me recebeu super bem, foi maravilhoso”, afirmou Sandra da Costa, moradora do bairro Compensa, zona Oeste, durante um mutirão realizado na escola municipal Elvira Borges, na zona Oeste.

Durante o ano de 2022, um total de 20 edições foram realizadas em diversas zonas da cidade, atendendo milhares de famílias e facilitando a vida da população.

Fonte: Semasc

Fotos: Divulgação / Semcom