Prefeitura realizará webconferência para fortalecer prevenção ao diabetes na cidade de Manaus

Uma webconferência voltada aos profissionais da rede municipal de saúde será promovida pela Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 9/11, com intuito de fortalecer as ações de prevenção ao diabetes na cidade. A atividade integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em celebração ao Dia Mundial do Diabetes Mellitus, comemorado desde 1991 no dia 14 de novembro.

O assunto será discutido no “Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS)” realizado toda quarta-feira como estratégia da Semsa para promover a educação continuada dos servidores, assim como estabelecer um contato direto e semanal entre a gestão e a ponta.

A webconferência, com tema “Diabetes Mellitus: Educar para Proteger o Futuro”, terá início às 14h e poderá ser acessada, inclusive pelo público em geral, por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.

“A proposta da atividade é reforçar o que é o diabetes e como as pessoas podem se prevenir contra a doença, tendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como um ponto de referência para sempre poder tirar dúvidas e realizar exames de detecção. As UBSs também ofertam um acompanhamento permanente com os usuários diagnosticados com a doença, e trabalhamos para evitar que esse usuário interrompa seu tratamento, evitando o desenvolvimento de complicações”, destacou a gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lilian Paula Zacarias.

De acordo com Lilian, diabetes é uma doença crônica que impede o corpo de produzir insulina suficiente ou que provoca a má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. “Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente”, conta.

No “Diálogos na APS”, o assunto será ministrado pela chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Nádia Brito, e pela técnica da Gerência de Análise de Situação de Saúde, Adriana Ponce.

Fonte: Semsa