A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta segunda-feira, 12/12, a última reunião do ano do Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), com ações voltadas para as áreas de agropecuária, indústria e comércio. O encontro aconteceu no auditório da Suframa, localizado na avenida Ministro Mário Andreazza, no bairro Distrito Industrial I, zona Sul.
De acordo com o subsecretário operacional da Semtepi, Gustavo Igrejas, essas 11 reuniões, desde a criação do FOPAZFM, pelo Decreto Municipal n° 5.049/2021, foram de suma importância para uma aproximação necessária.
“O fórum foi criado para diminuir um distanciamento histórico que havia entre a prefeitura e a zona franca. Diversas ações foram realizadas e vários problemas foram resolvidos, como o asfaltamento do Distrito Industrial II e o Refis municipal. As demandas para o bom funcionamento da zona franca são trazidas ao nosso conhecimento e nós buscamos resolver”, explicou Gustavo Igrejas.
O encontro deu continuidade e encaminhamento às ações realizadas durante todo o ano de 2022, bem como apresentação de novas propostas para ampliação e fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
Fazem parte desse fórum, e estiveram presentes na 11ª reunião, representantes da Prefeitura de Manaus, de diversas secretarias, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Amazonas (Fetagri/AM), a Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), entre outras.
O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, destacou a inovação que o fórum proporcionou.
“Trouxe realmente uma inovação para a indústria, porque é uma forma de interação e integração, entre a prefeitura, governo do estado e governo federal. Quem sai ganhando são os empresários e a comunidade de um modo geral, as pessoas. O fórum trouxe muita coisa positiva”, comentou Azevedo.
O FOPAZFM foi responsável pela articulação para recuperação das vias do Distrito Industrial II, recuperação das vicinais ZF4 e ZF5, criação de um programa de empreendedorismo rural, o Refis municipal 2021, implementação de inspeção e fiscalização sanitária para agricultura familiar, revitalização do centro atrás das secretarias, com prédios como dos bombeiros, INSS, Correios, Basa e Receita Federal, além da resolução da questão envolvendo IPTU x ITR.
Fonte: Semtepi