Dezesseis médicos especialistas em ultrassonografia, que atuam na rede municipal de saúde, participam nesta quarta, 19/8, e quinta–feira, 20, de uma capacitação de atualização em exames ultrassonográficos morfológicos durante a gestação, principalmente para detectar precocemente bebês com cardiopatia congênita. A oficina é promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Gerência da Rede Cegonha da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“Se a gestante apresentar alguma alteração na ultrassonografia obstétrica, será necessário que ela realize a ultrassom morfológica para identificar a vitalidade do bebê, pois com esses exames é possível avaliar a parte cardiológica ainda no útero. Por isso, será realizada essa atualização, para que os profissionais se mantenham atentos a essas situações dentro da atenção básica”, explicou a chefe do Núcleo da Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas.
A atualização teórica e prática será ministrada pelo médico ginecologista obstetra e titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, José Antenor Barbosa Ferreira Filho, no auditório da Maternidade Moura Tapajóz, no horário de 17h às 20h.
Ultrassonografia
A ultrassonografia obstétrica morfológica consiste em um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser realizados pela gestante antes do nascimento do bebê, para avaliar a saúde e o desenvolvimento fetal. O exame é indicado para todas as gestantes com triagem para fetos com alto risco e para malformação fetal, pois previne e detecta doenças e condições adversas.