Prefeitura promove sensibilização sobre vacinação para residentes da Esap

Preceptores e alunos do programa de residência médica da Escola de Saúde Pública (Esap), gerenciada pela Prefeitura de Manaus, participaram de uma atividade de sensibilização, nesta terça-feira, 26/4, no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Leste, no Jorge Teixeira, sobre o Programa Nacional de Imunização (PNI), destacando a importância da vacinação.

O evento foi aberto pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, que destacou que a ação teve o objetivo de fortalecer a rede de profissionais de saúde multiplicadores de informação para aumentar a adesão às vacinas que fazem parte do calendário do PNI.

“Os residentes da Esap, que atuam na rede municipal de saúde, têm um papel estratégico no aumento da cobertura vacinal, porque têm uma relação estreita com os usuários. Diante da realidade do nosso país, em que nosso desafio é incentivar a vacinação, principalmente das crianças, esse apoio é fundamental”, explicou.

A exposição sobre a criação do PNI, sua consolidação no Brasil e o impacto da vacinação na garantia do desenvolvimento da população foi conduzida pela chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, que também apresentou informações atualizadas acerca da vacinação.

“Os preceptores que participaram hoje irão disseminar essas informações para os alunos residentes, que irão compartilhar os conhecimentos com mais pessoas. Será um apoio importante para atingir o objetivo de aumentar a cobertura vacinal”, acentuou.

A diretora da Esap, Karina Cerquinho, assinalou que a instituição tem a missão de desenvolver trabalhos pedagógicos e educativos e nesse contexto, o evento que reuniu a equipe de preceptores, foi produtivo para fortalecer o apoio à vacinação.

“O evento de hoje veio ao encontro da necessidade que estamos vivenciando com a baixa cobertura vacinal. Essa iniciativa contemplou os nossos alunos que estão atuando na assistência e que têm uma influência importante para estimular a atualização dos cartões de vacinação principalmente das crianças”, informou.

Para a médica preceptora do Programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, Valeska Pedrosa, o evento foi importante, porque abordou informações atualizadas sobre a vacinação, que serão divulgadas pelos residentes em sua rotina de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Essas informações são muito importantes para conduzir a prática desses profissionais que estão em formação. Esse evento garante uma informação atualizada, que vai resultar em mais qualidade no atendimento à população.

José Rodrigues, médico preceptor, destacou que o treinamento permitirá um reforço no processo de sensibilização dos residentes sobre a importância da vacina.

“Nossos residentes vão apoiar esse movimento, porque fazem visitas domiciliares e têm um contato mais direto com a população, verificando as vacinas que estão desatualizadas e orientando sobre a importância dos imunizantes para a saúde”, declarou.

 

Fonte: Semsa