Na ordenação e fiscalização do comércio informal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou várias ações em 2022, principalmente na área central da cidade.
“Este ano as equipes de fiscalização e ordenamento da Semacc foram bastante demandadas e estiveram atuando em todos os grandes eventos promovidos pelo poder público municipal e estadual, como os que aconteceram na Arena da Amazônia, na Ponta Negra e o Sou Manaus Passo a Paço, onde estiveram organizando o comércio informal, permitindo que os trabalhadores informais pudessem levar renda para suas casas. Grandes operações também foram realizadas, especialmente no Centro da cidade”, destacou o secretário da Semacc, Wanderson Costa.
Orla Mais Segura
A Semacc realizou em 2022, três grandes edições da operação “Orla + Segura”, na avenida Lourenço Braga, no Centro, atendendo a demanda de permissionários da feira Manaus Moderna. As ações também se estenderam para o entorno da Feira da Banana e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
“Nossos permissionários reclamam da concorrência desleal e com as operações, buscamos não só evitar que isso aconteça, mas, principalmente, manter aquela área mais limpa, livre de estruturas irregulares, livre de ambulantes não autorizados e mais segura, tanto para os feirantes, quanto para a população em geral”, enfatizou o secretário da Semacc.
Mais de 800 ambulantes irregulares foram retirados de toda aquela área, de onde foi removido, também, lixo e entulho. A via também passou por requalificação, recebendo ações de paisagismo, limpeza e reforço na iluminação, garantindo mais segurança para quem transita a noite pelo local.
Cerca de 300 servidores participaram das ações, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (IMMU), Guarda Municipal e Polícia Militar.
Operação Nosso Centro
Três operações “Nosso Centro” também foram realizadas em 2022, para ordenar e fiscalizar o comércio informal no Centro da cidade, entre a avenida Sete de Setembro, rua 24 de Maio, rua Joaquim Sarmento e rua Barroso, e ainda na Praça da Matriz e terminal de integração. O objetivo era a notificação dos ambulantes sem autorização, para que deixassem o local e a remoção de lixo e entulho das vias, garantindo espaços mais limpos e seguros para a população que trabalha ou transita pelo Centro da cidade.
Todos os ambulantes abordados foram orientados sobre os procedimentos corretos a serem adotados, para que pudessem trabalhar com tranquilidade em espaços permitidos pelo poder público municipal.
Durante a primeira operação Nosso Centro, realizada ainda no mês de março, a Semacc cadastrou e realocou para a rua Rocha dos Santos, no Centro, cerca de 40 imigrantes, para que pudessem trabalhar naquele espaço de forma organizada.
A operação também notificou lojistas que expõem produtos nas calçadas, dificultando o acesso do pedestre e contrariando o código de posturas do município. Veículos estacionados de forma irregular, em filas duplas ou em locais proibidos, também foram alvo da ação.
As operações “Nosso Centro” foram realizadas em parceria com as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Guarda Municipal e Polícia Militar. Cada uma das ações envolveu mais de 100 servidores.
Centros de Comércio Popular
A Semacc atuou durante todo o ano de 2022, junto aos microempreendedores alocados nas galerias populares Espírito Santo e Remédios, no Centro e no Shopping Phelippe Daou, na zona Norte. Quatro grandes campanhas promocionais foram realizadas nos três centros de compras, para impulsionar as vendas em datas de forte apelo comercial, como Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais e Natal.
As duas galerias e o shopping também passaram por reformas em suas infraestruturas, em 2022, recebendo melhorias no telhado, pintura, troca de equipamentos, iluminação e limpeza. No Shopping Phelippe Daou, todos os banheiros foram reformados, o muro do entorno foi elevado e a iluminação externa substituída por lâmpadas de LED, garantindo mais segurança para permissionários e clientes.
“São mais de 1.300 permissionários beneficiados com as ações da Semacc, nos três centros de compras, este ano. Além de cuidar da infraestrutura desses locais, a Semacc deu apoio na realização das campanhas promocionais. Nosso objetivo é manter o funcionamento das galerias e do shopping, promovendo ações, fomentando o público nos espaços e garantindo renda para os permissionários, durante todo o ano”, explicou o secretário da Semacc, Wanderson Costa.
Fonte: Semacc