Prefeitura investe no setor primário do município e leva incentivos para a agricultura familiar em 2022

O ano de 2022 foi de investimentos e de muitas mudanças no setor primário do município. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), atendeu mais de 3 mil produtores rurais com ações de incentivo, qualificação e assistência técnica, pautadas por projetos que foram criados para alavancar a agricultura familiar no entorno de Manaus.

“Avançamos também no setor primário. Nossa meta era beneficiar, este ano, 1.500 produtores rurais, com as ações planejadas pela secretaria, em atendimento ao ‘Plano Safra Manaus’ e ao ‘Manaus Mais Agro’. Mas o trabalho não parou e fomos além. Fechamos 2022 com mais de 3 mil produtores rurais atendidos. Estivemos levando o trabalho da Prefeitura de Manaus, onde antes, ninguém do poder público municipal havia estado e é isso que nos motiva todos os dias”, enfatizou o secretário da Semacc, Wanderson Costa.

Fomento

Por meio do programa “Manaus Mais Agro”, que une ações de fomento e de assistência técnica e extensão rural ao produtor, mais de 110 toneladas de ração para aves e peixes foram entregues em 2022 e cerca de 730 avicultores e piscicultores beneficiados, a maioria deles ao longo da BR-174, da AM-010 e do ramal do Brasileirinho. Também foram feitas entregas para produtores rurais do Alto rio Negro, como na comunidade indígena Terra Preta, Polo 4 da Agricultura Familiar.

A aquisição da ração para aves e peixes, entregues em 2022, foi fruto de emendas parlamentares destinadas por vereadores do município. Também com o apoio de emendas parlamentares, a Semacc entregou em 2022, cinco kits de casas de farinha a Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que se habilitaram por meio de Edital.

As OSC’s assinaram Termo de Cooperação e Permissão de Uso com a secretaria e os equipamentos foram disponibilizados pelo período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

Cada kit é composto por um grupo gerador de eletricidade, um ralador de mandioca, uma prensa, um torrador, uma bomba d’água e uma balança mecânica. O material vai ser instalado em casas de farinhas comunitárias e deve atender a aproximadamente cem pessoas em cada localidade.

CMDRS

Este ano a Semacc também promoveu a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que estava parado desde 2019, um espaço importante para incentivar e apoiar políticas públicas voltadas ao setor primário, nos nove Polos de Agricultura Familiar de Manaus.

Após a eleição da nova diretoria, as reuniões realizadas com representantes dos polos da agricultura familiar e de órgãos afins serviram como fórum de debates de temas de interesse das comunidades. As demandas recebidas nesses encontros, como a solicitação de recuperação de ramais, iluminação pública, e ainda, nas áreas da saúde e educação, foram  encaminhadas pela diretoria do conselho para as secretarias competentes, para que a viabilidade de atendimento seja discutida e programada.

Em atendimento às demandas enviadas pelo CMDRS, várias comunidades já foram visitadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), fazendo o levantamento das necessidades de infraestrutura e iluminação pública, para que a execução possa ser programada para 2023.

Qualificação

Dois mil e vinte e dois também foi o ano da qualificação de agricultores e criadores da zona rural da cidade. Sete cursos foram realizados em várias comunidades, atendendo mais de 190 agricultores e criadores de aves e peixes.

Entre os cursos oferecidos pela Semacc e realizados com o apoio de parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, entre outros, destacam-se os cursos de ‘Boas Práticas para a Avicultura’, que levou conhecimentos técnicos sobre a criação de aves; de ‘Olericultura’, para aprimorar técnicas de plantio e colheita de hortaliças, promovendo a qualidade dos produtos a fim de agregar valor à venda, e ainda o curso ‘Agente de Pesca Esportiva’,  ministrado em comunidades do alto rio Negro, preparando os comunitários para atuarem como agentes de pesca esportiva em campeonatos que estão sendo preparados para acontecer naquela região, e que vão atrair muitos turistas para aquela área.

O objetivo da Prefeitura de Manaus com a realização dos cursos de qualificação é fomentar a economia nas comunidades ribeirinhas, incentivar a pesca esportiva e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

“O incentivo ao setor primário está entre as prioridades do prefeito David Almeida. 2021 foi o ano de planejar e buscar os recursos necessários. Este ano, arregaçamos as mangas e literalmente fomos a campo. Além da entrega da ração, que chega num momento em que o insumo está muito caro e pesa no bolso dos criadores, conseguimos qualificar muitos deles, para que possam melhorar a criação, melhorar o plantio, agregando valor aos produtos”, destacou o secretário da Semacc.

Este ano, a secretaria também realizou um grande evento em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), o ‘Divas do Agro’, que contou com a participação de quase 300 mulheres representantes dos nove polos da agricultura familiar de Manaus.

“O Divas do Agro foi um evento muito importante, realizado para despertar e estimular o empreendedorismo rural feminino e fomentar as discussões sobre a atuação das mulheres no desenvolvimento do agronegócio, seus desafios e conquistas. Avançamos muito no agro, e a gratidão à nossa equipe de trabalho, que é pequena, mas é gigante, não tem fim. Em 2023, vamos avançar ainda mais e colher muitos frutos no setor primário do município, como prevê a gestão David Almeida”, finalizou o secretário Wanderson Costa.

Fonte: Semacc