Prefeitura intensifica serviço de recuperação asfáltica nos bairros Coroado, Cidade de Deus e Cidade Nova

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, nesta segunda-feira, 8/5, o serviço de recuperação asfáltica em todas as zonas da cidade, para garantir mais segurança e acessibilidade à população. Entre as ações, estão frentes de trabalho nos bairros Coroado, Cidade de Deus e Cidade Nova.

Na rua Marechal Rondon, bairro  Coroado, na zona Leste,  os trabalhos iniciaram no domingo, 7/5, após a recuperação de uma rede de drenagem na via, onde foram implantadas cinco novas tubulações em concreto.

Uma equipe com dez servidores da Seminf aplica 20 toneladas de massa asfáltica, com auxílio de rolo compactador e caminhões, para dar mais agilidade aos serviços de infraestrutura na área. O trabalho estará concluído nesta segunda-feira.

“Todos os dias estamos nas ruas com serviços de infraestrutura básica, seja nos bairros, nos conjuntos habitacionais, nos loteamentos, becos e vielas. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é que executemos os trabalhos com o mesmo padrão de qualidade em todas as zonas da capital”, afirmou o engenheiro responsável pelo distrito de obras da área, Édson Júnior.

O comerciante Francisco Souza, 44 anos, disse que há anos os moradores da rua Marechal Rondon aguardavam por esse serviço. “Agora, a gente vai poder andar aqui com mais segurança. Sou muito grato pelo serviço da prefeitura”, afirmou o morador.

Após concluída a ação no Coroado, as equipes dos distritos de obras da área atuarão na recuperação asfáltica do conjunto Tiradentes, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital.

Bairro Cidade de Deus

A Seminf atende também, nesta segunda-feira, 8/5, a solicitação dos moradores da rua Santo Alberto, na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, com os serviços de recuperação asfáltica, após o trecho passar por 12 anos sem receber manutenção.

A aposentada Terezinha Edina, usuária de cadeira de rodas, e sua filha Elizângela Souza comemoram a chegada do asfalto na porta de casa. “Até ontem, era só barro e buraco aqui. Faz 12 anos que o asfalto não passava nessa rua. Estou emocionada com os trabalhos”, disse a aposentada.

O distrito de obras da área aplica 100 toneladas de asfalto em, aproximadamente, 340 metros de extensão da via.

“Recebemos a solicitação de moradores idosos e de outros, como a dona Terezinha, usuária de cadeira de rodas, com dificuldade de deslocamento até os hospitais. De forma imediata, o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, determinaram a  visita técnica e o início dos serviços. Algumas ruas estão sem manutenção há até 30 anos, o que deixa o pavimento deteriorado. Mas,  seguimos a orientação de devolver a trafegabilidade e acessibilidade, que é direito dos moradores”, explicou Pio Souza, chefe de distrito.

No bairro Cidade de Deus, 87 ruas receberam as ações do programa “Asfalta Manaus”, conforme última atualização do site “Asfaltômetro”.

Zona Norte

Outra frente de trabalho, nesta segunda-feira, 8/5, está na rua 202, Núcleo 16, bairro Cidade Nova, zona Norte. “A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é de intensificarmos a recuperação viária no bairro Cidade Nova, nos pontos críticos, para melhorar a mobilidade das ruas, executando obras de qualidade que tenham um impacto positivo para a população”, explicou o engenheiro Wankson Enio, responsável pelo serviço.

Doze servidores aplicam quase 40 toneladas de massa asfáltica, com auxílio de retroescavadeira, rolo compressor e caminhões, executando a recuperação asfáltica da via. Outra equipe está na rua Cajarana, onde 20 toneladas de massa asfáltica garantirão a trafegabilidade segura da via.

Os 17 distritos de obras realizam recapeamento de ruas e avenidas, além de ações nos sistemas de drenagem profunda e superficial. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, alcançando, em 12 meses, mais de 2 mil vias recuperadas na capital.

 

Fonte: Seminf, Seminf e Seminf

Fotos: Márcio Melo/Seminf e Divulgação/Seminf