Prefeitura inicia operação ‘Mercado Seguro’.
A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus, iniciou, neste sábado (12), a operação “Mercado Seguro”, para orientar o público e os funcionários dos grandes supermercados de Manaus a respeito de boas práticas sanitárias.
Prefeitura inicia operação ‘Mercado Seguro’.
Durante os trabalhos, a equipe da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) visitou cinco estabelecimentos, nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade, para conversar com os consumidores e com as equipes técnicas responsáveis por esses locais.
Foram distribuídas cartilhas informativas sobre as condutas sanitárias para orientar os proprietários dos estabelecimentos sobre a forma correta de se armazenar e manipular alimentos e produtos perecíveis.
Foram dadas, também, orientações sobre problemas encontrados no momento das visitas, como excesso de produtos em um mesmo refrigerador, ausência de álcool em gel à disposição do público, ou filas com situações de desrespeito ao distanciamento social.
“É importante enfatizarmos o caráter de ‘visita’ dessa ação, em oposição ao de ‘inspeção sanitária’, que consiste em apurar irregularidades e responsabilizar os infratores”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
Segundo o diretor, a operação ‘Mercado Seguro’ tem outro aspecto igualmente fundamental que é garantir a segurança sanitária da população.
Ele destacou ainda que é importante que cidadão conheça as boas práticas sanitárias e saiba identificar possíveis irregularidades nesses estabelecimentos comerciais.
Durante a operação foram identificados cerca de 22 quilos de linguiça de frango, e outros 7 kg de carne moída em condições irregulares de acondicionamento, os quais foram removidos do açougue e inutilizados com água sanitária no próprio estabelecimento.
A operação “Mercado Seguro” continua neste domingo (13), com novas visitas a supermercados nas diferentes zonas da cidade.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.