Prefeitura inaugura Casinha de Livros para incentivar a leitura em escola ribeirinha

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a CEC Brasil, inaugurou nesta quarta-feira, 10/5, a Casinha de Livros, na escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, às margens do rio Amazonas. O projeto visa incentivar a leitura entre os alunos e oferecer um espaço adequado para o armazenamento e compartilhamento de livros.

As casinhas são desenvolvidas a partir de materiais reciclados. São cerca de 600 livros de diversos gêneros, para diferentes faixas etárias.

Representando a secretária de Educação, professora Dulce Almeida, o chefe da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), Mário Jorge Lima, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes.

“A leitura é uma ferramenta fundamental para a formação crítica e criativa dos jovens, além de ser um importante instrumento para o desenvolvimento da comunidade, pois a Casinha estará disponível a todas as idades”, completou Lima.

Para a gestora da escola, Filomena Valente, a Casinha de Livros é uma grande conquista para a comunidade escolar e as famílias da área. “Está sendo concretizado um sonho de todos da escola, da comunidade e adjacências, pois é a primeira escola do rio Amazonas a receber esse projeto que vai contribuir para a formação dos alunos, ampliando os horizontes e aumentando o interesse pela leitura”.

Quézia Pantoja, aluna do 6º ano, ficou agradecida pelos novos livros. Ela disse que, por meio da leitura, vão fazer muitas viagens e conhecer lugares novos.

“Eu estou muito grata pela Casinha de Livros, porque agora eu vou poder ler muito mais com os meus colegas. Sempre foi muito importante para mim ler, pois posso imaginar todas as possibilidades. Agora, vou conhecer vários lugares, aprender muitas coisas e sem sair de casa”, completou.

De acordo com a coordenadora da CEC Brasil, Natália Rolim, essa parceria promove o acesso à cultura a comunidades distantes e também capacita os profissionais de educação.

“O objetivo principal do projeto é trazer os 600 livros com diferentes temáticas para a área ribeirinha, com capacitações e formação de professores e gestores educacionais de toda a comunidade. Pois disponibilizamos cursos para esses profissionais de alfabetização e narrações de histórias para que eles possam utilizar a Casinha da melhor forma”, ressaltou.

A Casinha de Livros é apenas o primeiro passo para a implantação de mais ações de incentivo à leitura. Ainda nesta semana, mais duas unidades de ensino vão ser contempladas com esse programa.

 

Fonte: Semed

Fotos: Eliton Santos / Semed