Em resposta às recentes chuvas intensas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), anunciou nesta segunda-feira, 27/11, uma operação especial de monitoramento das vias urbanas. Equipes de agentes de trânsito estão em estado de prontidão, espalhadas estrategicamente pelas diversas zonas da cidade, para assegurar a fluidez do tráfego e responder prontamente a eventuais emergências.
“Estamos enfrentando um período desafiador com as chuvas, mas nossa equipe está totalmente preparada para lidar com qualquer situação”, afirmou o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari. “Nossa missão é garantir a segurança e a eficiência no trânsito, mesmo sob condições climáticas adversas”, complementou.
Nesta tarde, os agentes de trânsito demonstraram eficiência ao responder prontamente a um incidente na avenida Joaquim Nabuco, bairro Centro, onde a queda de uma árvore resultou no bloqueio da via, interrompendo o fluxo de veículos. A área foi rapidamente isolada e um desvio foi estabelecido, evitando congestionamentos e minimizando inconvenientes para os motoristas. Enquanto isso, a equipe de limpeza pública da prefeitura atuou na remoção da árvore, restabelecendo a normalidade no trânsito o mais rápido possível.
Os agentes estão em contato direto com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), órgão de monitoramento da prefeitura que utiliza mais de 180 câmeras espalhadas pela cidade e o número 0800 092 1188, que tem linha direta com os supervisores de áreas, que permitem agir rapidamente em casos de acidentes ou fenômenos naturais que possam impactar as vias.
A iniciativa visa não apenas manter a fluidez do trânsito, mas também prevenir incidentes maiores, garantindo a segurança dos motoristas e pedestres.
Todas as ocorrências de trânsito estão sendo informadas em tempo real, através das mídias sociais do IMMU (Instagram e X-Twitter) para manter a população ciente sobre as condições das vias e seguir as orientações dos agentes de trânsito. O IMMU também recomenda cautela ao dirigir sob chuva, reforçando a importância de respeitar as sinalizações e limites de velocidade.
Fonte: IMMU
Fotos: Divulgação / IMMU