A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), chega a 90% de execução da obra de contenção da erosão, que se formou no beco Aracuã, na comunidade Santa Inês, no Jorge Teixeira, zona Leste, e que se agravou com as fortes chuvas no período do carnaval, rompendo parte da pista.
Nesta terça-feira, 26/3, a equipe trabalhou na contenção por rip-rap, onde são utilizadas 600 sacas com cimento e areia, e no plantio de 2 mil metros quadrados de gramado.
Francine dos Santos, de 48 anos, relata quando aconteceu o deslizamento de terra. “Foi no período do carnaval que tudo aconteceu, com a forte chuva que estava caindo, a pista caiu e tudo isso desmoronou. O prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior vieram aqui e falaram que em 81 dias ia ficar pronto e agora com um mês está essa evolução. A comunidade até vem se reunir para tirar foto, parece um ponto turístico”, conta a moradora.
A equipe realizou a escavação para recompor o talude do beco Aracuã, implantou a escada hidráulica e trabalhou no acabamento da escada de aproximadamente 30 metros.
“Quando começamos a receber as demandas dos moradores sobre a erosão que se formou aqui e levou parte da pista, dificultando a passagem de ida e vinda deles e causando riscos aos moradores, viemos de forma imediata. Vimos o grau do problema e, diante da situação, o prefeito determinou de forma imediata a reestruturação em tempo hábil e aqui estamos com 90% de execução”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.
Fonte: Seminf
Fotos: Marcio Melo / Seminf