Encerrando a agenda do “Setembro Amarelo”, mês de prevenção do suicídio e valorização da vida, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu um treinamento voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para manejo de usuários com comportamento suicida. A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27/9, no auditório Naide Lins do Centro Universitário Fametro, no bairro Chapada, zona Centro-Sul.
Participaram da programação em torno de 200 profissionais de saúde, incluindo servidores da Semsa Manaus, dentre cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, médicos, psicólogos, enfermeiros, e profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Manaus.
A chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Semsa, psicóloga Jeane Leite, salienta a importância do preparo do profissional da rede básica, que não necessariamente atua no âmbito da saúde mental, para a atenção e o acolhimento de usuários que exibem sinais de comportamento suicida.
“O objetivo é capacitar o profissional sobre como, por exemplo, abordar um usuário, que vai fazer um exame ou outro atendimento na rede básica e verbaliza um pensamento relacionado a suicídio. É um momento importante de capacitação da nossa rede”, pontua.
Na atividade, a psicóloga Monique Pinheiro, uma das facilitadoras da formação, compartilhou informações sobre o suicídio entre os profissionais da APS, assinalando que o diálogo sobre o tema é uma das estratégias para prevenção e redução de casos, que vêm crescendo no Brasil e no mundo.
“Queremos discutir esses dados e dar estratégias, principalmente aos profissionais da ponta, sobre como fazer o primeiro acolhimento de pacientes que sofrem de forma tão intensa. Só assim podemos ter um movimento significativo e ajudar a reduzir esse sofrimento”, aponta.
Monique lembra que, como qualquer pessoa, os profissionais de saúde podem vivenciar situações de sofrimento emocional, daí a importância de saber lidar com esses momentos.
“É muito difícil passar pela vida sem ter uma decepção, uma tristeza, perdas que podem ser drásticas. O que a gente precisa é quando, não ‘se’, passar por uma situação dessa, ter noção do que pode fazer e para quem pedir ajuda”, afirma.
Uma das participantes do treinamento, a cirurgiã-dentista Fernanda Andrade avalia que o “Setembro Amarelo” contribui para que o cuidado com a saúde seja considerado de forma integral, com atenção tanto ao aspecto físico quanto ao mental, tanto ao usuário quanto ao profissional de saúde.
“A Semsa realiza a campanha não só voltada para o paciente, mas também para o profissional, para quem o cuidado com a saúde mental é importante no dia a dia”, enfatiza Monique.
Formação
Além das ações desenvolvidas durante o mês de setembro, a Semsa Manaus promove diversas iniciativas com enfoque na saúde mental, em especial na educação em saúde.
Jeane Leite informa que, já no final de 2022, a secretaria iniciou um treinamento para servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da administração municipal, que incluiu também vagas para servidores do Caps Doutor Silvério Tundis, da gestão estadual. A atividade se encerrou com uma supervisão clínica, que durou até agosto último.
Além disso, a secretaria está realizando uma capacitação em saúde mental para médicos clínicos da atenção primária, atualmente em sua terceira turma. “Estamos treinando esses clínicos para o manejo de casos leves a moderados dentro das questões de saúde mental”.
Outra capacitação em curso é voltada para psicólogos, que iniciou há dois meses. “Todos os psicólogos da Semsa estão inscritos para esse treinamento, com foco na abordagem ao paciente com comportamento suicida e autolesivo”, informa Jeane.
Fonte; Divulgação / Semsa
Fotos – Artur Barbosa / Semsa