Representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Manaus e das concessionárias de serviços básicos essenciais estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, 20/9, para alinhar procedimentos visando a redução dos impactos das obras de melhoria e expansão, como forma de minimizar os transtornos para a população, sobretudo nas principais ruas e avenidas da cidade.
A reunião foi uma iniciativa da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) como parte das ações de coordenação do Grupo de Trabalho de Monitoramento e Supervisão de Obras em Vias e Demais Logradouros Públicos – GTMOP.
“Manaus está passando por um volume expressivo de obras de expansão dos diversos serviços e é justamente nessa época de verão que as intervenções avançam. São serviços que vão garantir a melhoria na qualidade de vida das pessoas como o esgotamento sanitário e a extensão da rede de gás natural. Tudo isso vai contribuir com o aumento do nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atraindo consequentemente mais investimentos e para que essas ações não interfiram em grandes proporções no cotidiano da população, estamos aqui alinhando cronogramas e compartilhando informações”, explicou o diretor-presidente da Ageman e coordenador do GTMOP, Elson Andrade Ferreira.
O vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda, reforçou às concessionárias a necessidade de sinalização das obras nas vias, para que os motoristas tenham mais condições de compreender que as intervenções estão sendo ocasionadas devido a necessidade dos serviços. “Quando a via está sinalizada fica mais fácil para o motorista entender o que está acontecendo”, disse ele ao sugerir que as reuniões sobre os cronogramas das obras sejam realizadas semanalmente, como forma de otimizar o planejamento das equipes do órgão de trânsito.
No esgotamento sanitário, a empresa Águas de Manaus vai implantar 450 quilômetros de rede de esgoto como parte do Plano Diretor de Esgoto, o qual já está sendo implementado. Atualmente, a concessionária está com frentes de trabalho nos bairros Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul; Ponta Negra, na zona Oeste; e Cidade Nova, na zona Norte.
“Nessas áreas iremos concluir esse trabalho até o final de dezembro, por isso é importante estreitarmos a relação porque juntos conseguimos reduzir os impactos e causar o mínimo de transtorno. Vamos reforçar a sinalização das obras e ampliar a nossa comunicação com todos os órgãos envolvidos”, assegurou o gerente de serviços da Águas de Manaus, Felipe Poli.
Na ampliação do serviço de fornecimento de gás natural, visando garantir o abastecimento das usinas Termoelétricas que integram o sistema de distribuição e abastecimento de energia elétrica da capital, além de atender a demanda residencial, a Companhia de Gás (Cigás) já está executando as obras referentes ao plano de expansão para 2027, o qual prevê a implantação de 427 quilômetros de rede de gás.
“Sempre que vamos realizar nossos serviços temos a preocupação de comunicar todos os órgãos envolvidos, mas agora vamos ampliar essa comunicação já incluindo a concessionária de água e nos colocamos à disposição para trabalharmos juntos, compatibilizando inclusive nosso cronograma de obras”, afirmou o gerente de Divisão Técnica e Comercial da Cigás, engenheiro Luiz Carlos Nogueira da Silva.
Durante a reunião, os participantes sugeriram que a empresa Amazonas Energia também apresente o cronograma de obras de expansão de sua rede, a fim de contribuir com o melhor ordenamento das intervenções, de forma que os serviços da companhia não inviabilizem a atuação das demais concessionárias. “Muitas vezes, um poste é instalado numa via de forma equivocada, podendo inclusive causar um acidente de trânsito ou mesmo impedir ou dificultar o acesso do pedestre”, observou Leda.
Ao final, todos os participantes afirmaram que suas instituições e empresas estão comprometidas em trabalhar na esteira da cooperação para que todas as ações sejam realizadas visando causar o mínimo de transtornos aos usuários e assegurar o atendimento das demandas e o crescimento e desenvolvimento da cidade.
Além de representantes do IMMU e Ageman, estiveram presentes também os representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Infraestrutura (Seminf), de Finanças (Semef), Limpeza Pública (Semulsp) e Planejamento Urbano (Implurb).
Dentre as concessionárias, participaram representantes da Manausluz, Águas de Manaus, Amazonas Energia e Cigás.
Fonte: Tereza Teófilo / Ageman
Fotos: Divulgação / Ageman