Novos alvarás de construção somam quase 600 mil metros quadrados até agosto em ManausSomando quase 600 mil metros quadrados de área regularizada com novos alvarás expedidos pela Prefeitura de Manaus, de janeiro a agosto de 2024, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) teve uma alta de 5%, no mês passado, em volume de área licenciada, com 42.449,82 metros quadrados contra 40.448,25, de 2023.
O órgão também teve incremento de 18%, no mês de agosto, no número de certidões de alvarás de construção emitidas, sendo 87 este ano e 74 do ano anterior.
E em toda a gestão municipal, de janeiro de 2021 até o mês passado, se somam 4.273.324,78 metros quadrados. No acumulado da gestão, também tem destaque o número de certidões de alvará de construção expedidas, totalizando 3.349. Em 2024, até agosto, foram 484 certidões emitidas.
Segundo o levantamento de Indicadores Imobiliários Nacionais de 2024, referente ao 2° trimestre do ano, as vendas alcançaram um patamar recorde na série histórica do indicador, elevando o acumulado dos últimos 12 meses para 353,95 mil unidades.
Este ano, o mês com maior volume de alvarás por área foi o de abril, quando o Implurb processou o licenciamento de 177.557,13 metros quadrados de área.
Certidões
“Temos números bem expressivos, com destaque para dois, sendo o primeiro o alvará. Ele impacta diretamente na economia da cidade, na geração de emprego, na distribuição de renda e no aquecimento da economia. O Implurb licenciou mais de 599 mil metros quadrados de construções novas e gerou a regularização de mais de 445 mil metros quadrados de área com Habite-se, o que mostra que não é difícil se tirar as certidões e nem é um problema burocrático ter sua obra licenciada, conferindo mais segurança e ter um patrimônio legalizado”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Gestão
Na gestão municipal, Valente destacou, ainda, o licenciamento com novos alvarás de mais de 4,2 milhões de metros quadrados. “Isso impacta em mais de 30 mil empregos diretos e indiretos gerados na capital, promovendo renda, tributos e aquecendo a economia. E percebemos que Manaus está investindo na construção regularizada. Isso valoriza o bem imóvel”, completou o gestor.
O acumulado de área regularizada com o Habite-se soma, em toda a gestão, mais de 3,4 milhões de metros quadrados.
Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultado da população buscar licenciamento, levando mais segurança a seus projetos e edificações. “Ter uma cidade mais organizada, licenciada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. Esses são sinais de que a população está procurando o nosso licenciamento”, lembrou Valente.
Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.