A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inicia mais uma obra no bairro Petrópolis, zona Sul da capital. Na manhã desta sexta-feira, 2/2, as equipes atuam na recuperação da galeria subterrânea que se rompeu na rua Aristides Rocha e causou transtorno ao morador por impossibilitar o acesso à garagem de sua casa.
O rompimento na rede de drenagem foi provocado por uma ligação irregular de esgoto doméstico, instalada de forma clandestina na rede da prefeitura. Os canais de dreno do município são destinados à água da chuva e não comportam fluxo de dejetos, pois podem sobrecarregar e romper a tubulação, além de provocar o afundamento da via.
De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, situações como essa são mais comuns do que se imagina e têm provocado muitos transtornos na capital.
“Nós iniciamos a intervenção emergencial e detectamos a ligação clandestina de esgoto, que provocou toda essa situação. Estamos fazendo a retirada da ligação irregular e trocaremos os tubos danificados por peças novas que darão a vazão correta das águas pluviais da área”, explica o subsecretário.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é de que façamos sempre uma intervenção imediata em casos de rompimentos de tubulação, para minimizar os impactos à população ”, complementa Aragão.
Uma equipe com oito servidores atua na cratera de 6 metros de comprimento com o auxílio de uma retroescavadeira. Na sequência, a via receberá o serviço de reaterro, recuperação da calçada, do meio-fio e da sarjeta e a pavimentação asfáltica.
Simultaneamente, outra frente atua na recuperação da rede de drenagem da rua Alberto Carreira, no conjunto Nova República, no bairro Japiim.
O distrito de obras da zona Sul atua também na rua São Fernandinho, bairro São Francisco, na implantação de drenagem superficial, com meio-fio e sarjeta.
As equipes do distrito, além da recuperação de drenagens, realizam pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e sarjeta, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura da capital.
A prefeitura de Manaus conta com a ajuda dos moradores para identificar as áreas mais afetadas, a fim de que as obras emergenciais sejam realizadas de forma célere.
Fonte: Seminf
Fotos: Márcio Melo/Seminf