Com a chegada do inverno amazônico, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica os trabalhos preventivos de manutenção nas redes de drenagem superficiais e profundas da cidade. Nesta segunda-feira, 26/12, realiza uma força-tarefa de limpeza, desobstrução de caixas coletoras, popularmente conhecidas como bueiros, e reforça os gradis na intenção de dificultar o acúmulo de lixo nas tubulações, no conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.
A ação preventiva tem o objetivo de deixar os bueiros limpos para coibir os problemas de acúmulo de água e rompimento das redes de drenagem neste período chuvoso.
De acordo com a responsável pelo distrito de obras da área, Socorro Diniz, o lixo jogado de forma inadequada na rua continua sendo o grande vilão no período chuvoso, provocando inundações, entupimentos e rompimentos das tubulações e manilhas.
“Na avenida Sul, os gradis das caixas coletoras haviam sido furtados e as tubulações comprometidas pelo acúmulo de lixo doméstico como sacolas plásticas, garrafas PETs, restos de construção, entre muitos outros tipos resíduos, bloqueando assim a passagem das águas pluviais. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Júnior é intensificar esse tipo de serviço para minimizar os impactos das chuvas mais intensas, evitando assim o grande problema de inundação e consequentemente o rompimento da rede de drenagem, causando grandes transtornos à população”, explica a engenheira.
As equipes da Seminf estão atuando em todos os bairros, desobstruindo e limpando as caixas coletoras e manilhas das redes de drenagem da cidade, reconstruindo os bueiros, instalando novos gradis, proporcionando assim o escoamento correto das águas das chuvas.
Segundo a engenheira, a participação da população é fundamental, mantendo os bueiros livres de resíduos, acondicionando corretamente o lixo doméstico.
A Seminf executa rotineiramente a limpeza das caixas coletoras e das redes de drenagem, realizadas por todos os distritos de obras da cidade, em ações programadas semanalmente.
Fonte: Seminf