A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 15/8, a certificação geral de 600 alunos, que realizaram cursos e oficinas de qualificação no Centro de Convivência da Família e do Idoso – Prefeito José Fernandes. A solenidade aconteceu no auditório do shopping Cidade Leste, na zona Leste.
Para o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, a cerimônia de certificação de cursos realizados no equipamento socioassistencial é motivo de alegria e reforça o compromisso da prefeitura com a população. “Fico muito orgulhoso de participar da entrega desses certificados e de termos essas parcerias, porque é a partir delas que conseguimos ajudar na questão da autonomia dessas pessoas, promovendo qualificação e melhorando, assim, a vida delas. Esse é o objetivo da prefeitura, mudar a vida da população para melhor, e essa iniciativa vai proporcionar isso”, afirmou.
Os cursos iniciaram no dia 15 de maio, a partir da inauguração do Centro de Convivência. No total, foram 30 turmas dos cursos de Treinamento Básico Operacional (TBO); Norma Regulamentadora (NR-12); Oficina de Panificação; Designer de Sobrancelha e Barbearia. A carga horária é de aproximadamente quatro horas.
“Estamos atendendo uma grande demanda da zona Leste, onde existe uma densidade populacional. Para realizar esses cursos, contamos com o apoio de grandes parceiros, como o Senac Amazonas e Instituto Mix”, afirmou Joel Silva, subsecretário operacional da Semtepi.
Os cursos, que são voltados para pessoas acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade, contaram com alunos de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.
“Fazer parte dessa iniciativa do poder público municipal é gratificante, pois conseguimos ver a alegria e o interesse dos participantes. Então, disponibilizar esses cursos totalmente gratuitos, a partir de parcerias, está sendo maravilhoso tanto para nós quanto para os alunos, ainda mais depois da pandemia, período em que as nossas atividades foram reduzidas”, comentou Josieth Araújo, que é gerente do SCFV.
Centro de convivência
Inaugurado em maio deste ano, o Centro de Convivência da Família e do Idoso – Prefeito José Fernandes oferta, de forma gratuita, atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer para toda a população.
O equipamento conta com uma equipe técnica interdisciplinar composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, orientadores sociais e outros profissionais que desenvolvem ações e atividades que possam contribuir, principalmente, para a prevenção de situações de vulnerabilidades e de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; na ampliação de acessos aos serviços e direitos socioassistenciais e na melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.
Sobre o SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelos Cras, consiste na formação de grupos de atividade e é destinado a crianças, adolescentes e idosos em estado de vulnerabilidade social, com o objetivo de desenvolver a convivência comunitária e a autoestima das famílias atendidas.
Fonte: Semasc e Semtepi
Fotos – Phil Lima/Semcom