Prefeitura de Manaus realiza a 10ª edição do ‘Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde’

A Prefeitura de Manaus deu início, neste mês de agosto, a 10ª edição do “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde): Gestão e Assistência – 2022/2023”. As atividades serão desenvolvidas em unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para estimular a aprendizagem constante dos profissionais, a fim de aprimorar os processos de trabalho e a assistência ofertada aos usuários da Atenção Primária.

O programa é executado pela Escola de Saúde Pública (Esap) da Semsa, em parceria com o Ministério da Saúde e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “A ação interprofissional e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social”, afirmou a diretora da Esap, Karina Cerquinho.

A coordenadora do programa, Elizabeth Bezerra, informou que o grupo é constituído por tutores, preceptores e estudantes bolsistas. O processo seletivo para os estudantes bolsistas será executado pela Ufam, abrangendo as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

A seleção dos preceptores foi realizada por meio do Edital nº 002/2022 – Esap/Semsa, de 29 de julho, cujo resultado final foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira, 12 de agosto.

“O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, e é um importante dispositivo voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Até o final de agosto, já esperamos que as equipes estejam em campo executando as ações previstas”, explicou Elizabeth.

O programa será desenvolvido nas seguintes unidades: UBS Antônio Reis, UBS Ivone Lima, UBS Vila da Prata, Escola de Saúde Pública (Esap) e Departamento de Atenção Primária (DAP).

Eixos

O PET-Saúde será desenvolvido a partir dos eixos de gestão e assistência. As equipes terão o objetivo de apoiar a gestão municipal no monitoramento dos fluxos de redes de atenção à saúde, a partir de dados de saúde de Manaus, além de elaborar estratégias para o monitoramento das ações de educação permanente em saúde.

Nas unidades de saúde, as atividades terão como foco a otimização da Rede Cegonha e da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPD), o estímulo de práticas de Educação Permanente em Saúde tanto para os usuários quanto para os trabalhadores, e a elaboração de um plano de atenção a pacientes com sequelas da Covid-19.

Fonte: Semsa