Prefeitura de Manaus prorroga prazo para créditos no IPTU

A Prefeitura de Manaus prorrogou até o dia 8 de dezembro o prazo para os contribuintes solicitarem os créditos do Imposto Sobre Serviço (ISS) para abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025.A prorrogação ocorreu devido à alta demanda dos cidadãos, permitindo que mais pessoas aproveitem a oportunidade para reduzir o valor do imposto.

Como solicitar os créditos para abatimento no IPTU 2025

O processo para solicitar os créditos é simples e os contribuintes podem fazê-lo online. Os contribuintes que tomaram serviços em Manaus e pediram o registro do CPF no momento da emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) têm direito a utilizar os créditos acumulados para abatimento do IPTU. Os contribuintes acessam o sistema pelo site oficial da Prefeitura, creditodanota.manaus.am.gov.br, onde realizam um breve cadastro para consultar os créditos e solicitar o abatimento.

Benefícios e requisitos para solicitar o abatimento

O contribuinte pode creditar até 20% do ISS gerado pelas notas fiscais, com a possibilidade de um abatimento de até 50% no valor do IPTU de 2025. Importante destacar que o imóvel indicado para o abatimento não precisa estar no nome do CPF registrado na NFS-e, mas deve estar livre de débitos vencidos até a data da solicitação. Além disso, os créditos acumulados têm validade de cinco anos.

O que diz a Prefeitura sobre a prorrogação

A prorrogação foi anunciada pelo subsecretário da Receita da Semef, Arminio Pontes, que explicou a medida como uma resposta à grande procura e ao pedido de muitos contribuintes. Ele reforçou que a extensão do prazo visa proporcionar mais tempo para que os cidadãos possam acessar o sistema e definir a matrícula do imóvel que receberá o desconto do IPTU, com base no crédito da Nota de Serviço.

Foto: Divulgação/Semef