A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quarta-feira, 8/5, em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio, uma ação de empregabilidade no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José 4, localizado no Centro Municipal de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, na zona Leste da cidade.
Ao longo da manhã, a população teve acesso gratuito a uma variedade de serviços, incluindo oferta de vagas de emprego, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Manaus, inscrição em instituições que promovem o programa Jovem Aprendiz na região, além da promoção de palestras e mesas-redondas, que abordaram temas como empreendedorismo.
Assistente social do Cras São José 4, Márcia Sahdo frisou a importância da iniciativa, que proporciona e demonstra o compromisso da gestão municipal em promover a inclusão social e a empregabilidade das famílias acompanhadas, possibilitando novas perspectivas de vida e oportunidades de crescimento profissional.
“Essa iniciativa visa integrar a comunidade local por meio das palestras e serviços oferecidos. Com isso, nossa expectativa é de que essas famílias conheçam realmente os procedimentos sobre a rede de atendimento e acesso ao mercado de trabalho, além de incentivar a autonomia financeira, proporcionando meios de vida independentemente dos programas sociais, como o Bolsa Família”, ressaltou.
O gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sine Manaus, Luíz Alberto dos Santos, reforçou a relevância da parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e a Semasc, que busca garantir os direitos das famílias presentes no local, oferecendo desenvolvimento econômico e social.
“Essa parceria entre as secretarias municipais é muito importante para o crescimento dessas pessoas, que hoje estão tentando se integrar ou reintegrar no mercado de trabalho, buscando a garantia de seus direitos. Nossa equipe fica à disposição para orientar da melhor maneira possível, encaminhando famílias em vulnerabilidade para nossos centros de atendimento localizados pela cidade”, enfatizou.
Adrelina Oliveira da Silva, desempregada há 6 meses, compartilhou sua experiência e a gratidão pela oportunidade que a ação possibilitou para os usuários do Cras São José 4.
“Foi uma experiência maravilhosa. Quero agradecer também a todos os envolvidos, mas destacar o processo demonstrado de como podemos nos habilitar para o mercado. Com certeza vou sair daqui com muito conhecimento sobre tudo o que foi discutido e pretendo repassar adiante, principalmente para minha família”, enfatizou.
Fonte: Semasc
Fotos: Diego Lima / Semasc