A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), participou, nesta segunda-feira, 2/9, de um workshop virtual promovido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), no qual foram apresentados os critérios-chave para a realização da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027 nas cidades-sede. Inédito na América do Sul, o torneio será realizado pela 10ª vez na história.No evento, a Prefeitura foi representada pelo diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, e pelo vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Luciano Lima. Também estiveram presentes na reunião de forma presencial, membros da Federação Amazonense de Futebol (FAF), do Governo do Amazonas, e de forma remota, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, além de representantes das cidades-sede que receberão os jogos da competição.
“Mais uma vez cidade de Manaus estando à frente e sendo uma das sedes principais da Copa do Mundo feminina de 2027. Manaus já se colocou como capaz e eficiente na realização de grandes eventos, oferece uma boa estrutura, traz no seu histórico eventos grandiosos como foi a Copa do Mundo masculina, também como subsede da Olimpíada, entregando com excelência. Manaus cresceu muito a parte de infraestrutura, logística e hospitalidade para receber turistas de todo o mundo. A Prefeitura de Manaus se compromete com todas as responsabilidades de infraestrutura, conectividade, sustentabilidade, limpeza, segurança e afins”, ressaltou Aurilex Moreira.
Foram abordados alguns pontos, como: visão geral do Brasil, critérios-chave para a seleção de locais, comunicação e aspectos jurídicos, financeiro e planejamento e integração. Vale ressaltar que Manaus foi eleita a Cidade Sul-Americana do Desporto de 2024, e atende todos os requisitos necessários, como capacidade do estádio, localização e disponibilidade de Centros de Treinamentos para que seja um dos 12 locais que receberão as partidas do torneio.
“O IMMU já está acostumado com grandes eventos aqui em Manaus. Vamos usar a mesma base que foi feita em outras oportunidades, em relação ao perímetro da Arena da Amazônia, também pra Fan Fest e estamos preparados para receber a Copa do Mundo de Futebol Feminino aqui em Manaus em 2027, com o apoio da Prefeitura de Manaus e com o apoio da IMMU, vocês podem contar com a gente sempre que tiver grandes eventos”, concluiu Luciano Lima, vice-presidente do IMMU.