Prefeitura de Manaus participa de processo para transformar antiga cadeia da 7 de Setembro em espaço para serviços sociais

A Prefeitura de Manaus vai participar do processo de cessão do prédio da antiga cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, na avenida 7 de Setembro, para a Arquidiocese fazer uso com ações sociais. O anúncio foi feito durante encontro entre o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis.

O governador revelou que vai assinar um Termo de Cessão do prédio e que na próxima terça-feira, 16/11, uma equipe do Estado vai fazer uma visita técnica ao local, juntamente com uma equipe da Prefeitura de Manaus, para verificar a situação para restauro do local, que foi desativado definitivamente no dia 12 de maio de 2017. O prédio, que possui 114 anos, é um marco na história do Sistema Prisional do Amazonas, sendo a primeira unidade prisional do Estado.

Para Sabá Reis, a cessão dá uma nova vida e um novo sentido ao prédio, que está desativado há mais de quatro anos.

“A igreja Católica, por meio de dom Leonardo, solicitou ao Wilson Lima, a cessão do espaço para que ali seja realizado um trabalho social. O governador acolheu, concordou com a proposta e a sugestão da igreja. E no dia 16/11, nós como Prefeitura de Manaus, que estamos realizando ações por toda a capital, mudando a cara da cidade, faremos uma visita ao local, para que esse procedimento tenha o andamento necessário da urgência da igreja”, destacou Sabá.

“Nós estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Manaus e com a Arquidiocese, para que a gente possa dar uma destinação nobre para aquele prédio. Todo mundo sabe e conhece a cadeia da 7 de Setembro como referência de conflitos. Mas agora, a gente trabalha para ter uma área de conforto, paz, abrigo e com o poder de levar o alimento espiritual e ação social por parte da Arquidiocese”, ressaltou Lima.