Prefeitura de Manaus participa de oficina do Ministério da Saúde para qualificar atenção ao pré-natal

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está participando da 1ª Oficina Força Pré-Natal do SUS, promovida pelo Ministério da Saúde, entre os dias 13 e 16 de dezembro, em Brasília. A atividade é uma estratégia integrada entre diversos setores do Sistema Único de Saúde (SUS) com objetivo de qualificar a atenção ao pré-natal em todo o país.

Na quinta-feira, 15/12, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, irá compor a mesa “Inovações tecnológicas para a qualificação da atenção ao pré-natal”, para apresentar aos participantes o Dashboard Glenda, painel de monitoramento desenvolvido pela Semsa para acompanhar a rotina médica das gestantes atendidas pelo município.

“O Município está empenhado em aprimorar ainda mais a atenção à saúde da mulher, e assegurar que elas tenham acesso ao planejamento familiar e ao acolhimento de qualidade e humanizado no pré-natal, no parto e no puerpério. Esses cuidados também se estendem ao recém-nascido e à criança, que têm por direito o nascimento seguro, o crescimento e o desenvolvimento saudável”, afirma Djalma.

Durante o evento, estarão representando o município de Manaus o subsecretário Djalma Coelho; a diretora de Atenção Primária, Sonja Ale Farias; e o diretor de Inteligência de Dados, John Kennedy Silva. Na quinta-feira, a doutora Ione Brum, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), também irá discorrer sobre o telemonitoramento obstétrico.

“Esta é mais uma ação que busca fortalecer a Rede de Atenção Materno Infantil (Rami), instituída pelo Ministério da Saúde neste ano, em substituição à Rede Cegonha. O pré-natal integra as ações estratégicas desenvolvidas na Atenção Primária para, entre outros objetivos, reduzir a morbimortalidade materna e infantil”, conta Sonja.

A programação do evento também conta com transmissão online e pode ser acessada pelo público em geral por meio do canal do YouTube da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, no link www.youtube.com/watch?v=9ALNPSrbcEc.

Fonte: Semsa