Prefeitura de Manaus participa de encontro nacional sobre a atenção à saúde do trabalhador

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está participando do 10º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (10º Renastão), iniciado em Brasília (DF), na terça-feira, 6/12. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, busca fortalecer as ações voltadas à saúde dos trabalhadores, com palestras e trocas de experiências.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, conta que três profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Semsa) estão representando o município no evento. São eles: o chefe do Cerest da secretaria, Jean Maximynno, e as técnicas do Cerest, Ercilia Soares e Maria do Socorro Soares.

“O Cerest é uma política pública do Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenha diversas atividades com foco na saúde do trabalhador, além de atender as demandas direcionadas ao município pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em saúde e sociólogos”, diz Djalma.

Neste ano, a programação do 10º Renastão é dedicada à qualificação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), que completa 10 anos de criação, e da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), que chega aos 20 anos.

“A participação da Semsa nesse encontro é de grande importância, visto que podemos conhecer e discutir as experiências exitosas desenvolvidas pelo Cerest em outros territórios e porventura adotá-las em nossa cidade. O encontro reúne profissionais, técnicos e gestores da Renast, dos Cerest, incluindo representantes do controle social do SUS”, afirma Djalma.

Nesta quarta-feira, 7/12, a programação aborda temas como apoio matricial em saúde do trabalhador, financiamento da vigilância em saúde do trabalhador, vigilância de ambientes e processos de trabalho e vigilância epidemiológica em saúde do trabalhador. O evento será encerrado nesta quinta-feira, 8.

Fonte: Semsa