Prefeitura de Manaus participa da 10ª Plenária Itinerante do Conselho Municipal de Educação

Com o tema “Educação infantil em foco: da concepção à regularização das instituições de ensino”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou da 10ª Plenária Itinerante, organizado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), no auditório do colégio Batista Brasil – Ida Nelson, no bairro Adrianópolis, zona Sul da cidade.

O evento abre um espaço importante para que os gestores da educação, mantenedores e educadores em geral dialoguem sobre a qualidade do atendimento oferecido nas instituições de educação infantil, sob a observância da legislação educacional vigente, sobretudo na resolução nº 003/CME/2023 que estabelece critérios e normas para a organização, credenciamento de instituições educacionais, autorização de funcionamento e renovação de autorização da educação infantil e suas fases do sistema municipal de ensino de Manaus.

O presidente do CME, Evaldo Bezerra, ficou satisfeito com a realização do encontro, pois representa muito para que todos possam buscar sempre o melhor para a educação em todos os parâmetros dentro da sociedade.

“Aqui o tema sobre a educação infantil é muito pertinente para o momento que estamos vivendo hoje, porque nós fortalecemos a educação infantil dentro do nosso sistema municipal de educação. Com certeza, nós iremos estar agregando valores na vida dessas crianças. Outro objetivo também é agregarmos as nossas escolas, as nossas funções privadas para o credenciamento e autorização. O conselho está aqui para dialogar, onde mais uma vez o conselho está à disposição para que juntos possamos dar a cidade de Manaus uma educação de qualidade”, explicou.

Uma das palestrantes da plenária, a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Cláudia Magalhães, com o tema “Organização e concepção da educação infantil”, afirmou que a modalidade tem todo um trabalho bem planejado com os alunos para atender uma melhor educação na modalidade.

“Este ano, o foco é a educação infantil nos seus espaços, na sua fala pedagógica, na formação dos professores, no acompanhamento de todos esse processo pedagógico que acontece dentro da escola. Por ser o foco na modalidade, a gente vem falando sobre esse meio, enfim, tudo que acontece nas unidades educacionais nas nossas creches, nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e nas escolas que atendem essa etapa. Tudo que é desenvolvido pedagogicamente de vivências das crianças, é pautado na brincadeira, no cuidar e educar, porque é brincando que a criança aprende”, disse.

A professora do 5º ano, Lourdes Elaine Nascimento Carneiro, da escola municipal Escritor Erasmo do Amaral Linhares, no Parque das Nações, bairro Flores, zona Centro-Sul, foi uma das educadoras que acompanhou toda a programação. Para ela, todas as informações são importantes dentro do processo.

“Primeiramente, nos representa, enquanto formadores dentro desse processo de aprendizagem. Com isso, propicia à criança uma educação de qualidade, dentro de todos os princípios legais, jurídicos, administrativos e pedagógicos. É muito importante nós termos esse apoio da Semed para que possamos desenvolver esse trabalho de uma forma eficaz, desenvolvendo acima de tudo a criança como ser integrada a sociedade”, completou.

O encontro contou ainda com gestores, professores, pedagogos, representantes da Semed e da Visa Manaus, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), instituições que fazem parte do processo de credenciamento das escolas do sistema municipal de ensino de Manaus, seja as unidades públicas e privadas.

Fonte: Semed

Fotos: Ulisson Santos / Semed