Servidores da Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), da Prefeitura de Manaus, participam, até a próxima sexta-feira, 29/4, das atividades da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipama). A programação foi aberta nesta quarta-feira, 27, com o objetivo de orientar os servidores sobre procedimentos de prevenção a acidentes no trabalho e saúde ocupacional, entre outros temas.
Na abertura, o secretário da Semad, Ebenezer Bezerra, destacou que a gestão do prefeito David Almeida tem o olhar voltado para o cuidado com o servidor, razão pela qual a secretaria está promovendo a semana.
“O prefeito já manifestou, publicamente, a intenção de assegurar aos funcionários da prefeitura, além de remuneração justa, as condições necessárias para o desempenho de suas funções. A questão da segurança no trabalho é fundamental e, muitas das vezes, nós não estamos atentos para isso, daí a importância de debatermos essa temática com os nossos colaboradores”, disse.
A 1ª Sipama também abordará temas como equipamentos de segurança, prevenção e combate a incêndios, além de simulação de primeiros socorros. O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) da Semad, que tem a finalidade de promover ações voltadas para a preservação da integridade física e mental dos servidores e que tem em sua composição engenheiro, médico e técnicos de segurança do trabalho.
A primeira palestra foi proferida pelo engenheiro do trabalho, Cleves Bruce, presidente da CPPI. Ele abordou a necessidade dos cuidados com a segurança no trabalho.
“Essas informações são muito importantes para o dia a dia no ambiente de trabalho, porque fazem com que o servidor passe a observar com mais atenção detalhes que, sem o conhecimento prévio, poderiam passar despercebidos e acabar por provocar algum acidente”, apontou.
Parcerias
A 1ª Sipama conta com a parceria de instituições como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Fundação de Medicina Tropical de Manaus “Doutor Heitor Vieira Dourado”, que contribuirão com a apresentação de temas relacionados nos próximos dias.
Durante a programação de hoje, o servidor da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Luiz Paz Loureiro, falou sobre a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente.
“O Mundo tem mais de sete bilhões de habitantes que são responsáveis pela geração de lixo, todos os dias. Em Manaus, essa média é de 1,3 kg por pessoa, e isso acaba sobrecarregando o Aterro Sanitário da cidade. Se cada um tiver a consciência de procurar reduzir esse volume, menos danos serão causados à natureza”, sugeriu.
No final da programação, houve apresentação especial do grupo “Garis da Alegria”, da Semulsp, que realiza ações de educação ambiental em escolas e comunidades da cidade.