A Prefeitura de Manaus, por meio da Unidade Gestora de Compras Municipais (UGCM), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), lançou, nesta sexta-feira, 17/5, o novo módulo do Sistema Compras Manaus – Gerenciamento Eletrônico de Contratos (Sigec). A solenidade aconteceu no auditório da Casa Militar, localizado na avenida Compensa, Vila da Prata, zona Oeste.
O novo módulo é integrado ao Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP), que tem o objetivo de modernizar o processo de contratações públicas no Brasil, refletindo os valores de transparência e eficiência promovidos pela Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, a Nova Lei de Licitações e Contratos.
“Estamos lançando o novo sistema de compras e contratos de toda a prefeitura. Ele traz inovações e mais transparência, seguindo a Lei de Transparência e Compliance que temos aplicado na gestão do prefeito David Almeida, além de ser totalmente integrado ao Sistema PMM”, ressaltou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.
Trazendo uma interface mais acessível, novas rotinas de inserção de consulta e inserção de dados mais velozes e com novas funcionalidades, o projeto foi idealizado e desenvolvido pela equipe da UGCM e produzido pelo Departamento de Sistemas e Tecnologias da Informação da Semad (DSTI), com know-how próprio, no eixo denominado sistemas PMM, sem nenhum custo para os cofres públicos.
“Nós fizemos um novo sistema, atendendo a integração do PNCP e, principalmente, corrigindo problemas que o antigo apresentava como a emissão de relatórios e a lentidão no processamento. Com isso, ganhamos velocidade nos atendimentos da prefeitura”, explicou o diretor do DSTI/Semad, Paulo Ricardo Lima.
O “Compras Manaus” é um sistema que atua no gerenciamento de aquisições em todas as modalidades de licitação previstas em lei e é composto por diversos módulos em sua estrutura, como a catalogação de materiais e serviços, catálogo de fornecedores, gerenciamento de processos licitatórios, banco de preços, registro de preços, entre outros.
Toda a cadeia de suprimentos passa pelos sistemas que compõem a UGCM, cujo papel se volta a propor estratégias e ações para eliminar ineficiências nas aquisições de produtos e bens, para todas as unidades administrativas do município.
“O novo projeto do Sigec foi idealizado pela UGCM, bem como a régua de negócios para implementá-lo, levando em consideração os requisitos que a nova lei traz, mas, também, as regulamentações internas da Prefeitura de Manaus. Portanto, esse novo sistema vai trazer ganhos para a sociedade e cumpre, de forma direta, as atividades finalísticas que a UGCM desenvolve”, informou o coordenador da Unidade, Ivan Correa.
Sobre a UGCM
Em 2020, a UGCM foi integrada à estrutura da Semad, para potencializar a gestão da cadeia de suprimentos e desburocratizar o fluxo processual, dinamizando assim as compras municipais da Prefeitura de Manaus, o que contribui diretamente no serviço público de atendimento ao cidadão.
O Sigec visa conferir maior transparência, racionalização e agilidade no controle dos gastos públicos e na gestão dos contratos celebrados pelo Poder Executivo, com a utilização de tecnologia da informação.
Fonte: Semad
Fotos – João Viana/Semcom