Prefeitura de Manaus já revitalizou mais de 80 praças e áreas públicas da cidade para a população e o turismo

Com a finalidade de servir ao convívio social da população e de promover o turismo, mais de 80 praças e espaços públicos de Manaus já foram revitalizados nesses 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, em uma ação conjunta das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf). Locais que ganharam vida, inclusive, com os serviços inéditos de jardinagem e de paisagismo.

Além de atuar na revitalização das praças e áreas públicas, a prefeitura, por intermédio da Semulsp, ainda promove ações de revitalização dos cemitérios urbanos e rurais da capital, de limpeza de igarapés e até de serviço de coleta agendada, no caso de grandes objetos, que podem causar sérios danos ao meio ambiente, se forem jogados em locais inadequados.

A cabeleireira Josineia Rodrigues, que trabalha há 20 anos próximo à rotatória do Mindu, um dos espaços revitalizados nesta gestão, elogiou os trabalhos realizados no local. “A gente fica feliz, porque esse espaço estava jogado e realmente houve uma mudança maravilhosa como esse jogo de luz e paisagismo, ficou tudo muito lindo. O prefeito está de parabéns”.

“O trabalho da prefeitura é esse, de executar serviços de excelência em todas as áreas. Por isso, estamos revitalizando espaços importantes para o convívio da população. Esse vem sendo o pedido dos moradores de muitos bairros. E estamos devolvendo esses espaços totalmente revitalizados e humanizados para nossos moradores e para os turistas que aqui chegam. Manaus é a maior cidade do Norte e deve ter seus espaços públicos bonitos, arborizados, com paisagismo e jardinagem, e de bem-estar para todos”, enfatizou o prefeito David Almeida.

Serviço completo

A revitalização dos espaços públicos está sendo executada pela atual gestão municipal de forma completa. Além de reformar o que estava deteriorado pelo tempo e pela falta de manutenção das antigas gestões, também está atuando com jardinagem, paisagismo e pintando com as cores fortes do mosaico.

De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, a prefeitura vem atuando em locais que há anos não passavam nem por manutenção. “Estamos atendendo ao pedido de moradores de diversos bairros, que querem ver a sua praça, a sua rotatória mais bonita e arborizada para uma melhor convivência. Continuamos unindo forças com as demais secretarias do Executivo municipal, para revitalizar muito mais espaços públicos para a população”, destacou Sabá.

“A visão da gestão do prefeito David Almeida é de trabalhar de forma unificada e transversalizada entre as pastas. A Seminf se preocupa em dar suporte à Semulsp porque sabe da necessidade que a secretaria, capitaneada pelo secretário Sabá Reis, enfrenta para manter a cidade limpa. Nós ajudamos com a recuperação de meio-fio, cedendo brita, cimento e areia, para que algumas áreas da cidade de Manaus recebam infraestrutura”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior.

E completou que dentro desses 1.000 dias de gestão do prefeito David as ações foram aprimoradas, estando mais afinados para entregar para a população infraestrutura com muito mais qualidade. “Foram 1.000 dias de muito aprendizado, mas também de muita luta, muito suor e orgulho do que foi feito e ainda faremos, não tenho nenhuma dúvida”, finalizou Renato Junior.

Giro nas obras

Em 2021, os serviços de revitalização de áreas públicas se estenderam por todas as zonas da cidade, entre elas a rotatória Umberto Calderaro, Rotatória Orlando Farias, praça Nestor Nascimento, cemitério Santa Helena, praça Nossa Senhora Auxiliadora, praça Nilton Lins, praça Nossa Senhora de Nazaré.

Já em 2022, os seguintes espaços ganharam mais colorido com as revitalizações: canteiro central da rua Goiânia, rotatória Umberto Calderaro Filho, rotatória Otavio Raman Neves, Praça Alberto Simonetti, praça do Leme, praça Jardim de Versalles, praça Danilo Matos Areosa, praça das Pontes, trevos e calçadão do Colônia Antônio Aleixo, trevo da Constantino Nery, trevo do conjunto santos Dumont, entre outros.

E, de janeiro a agosto de 2023, chegou a vez da praça Pedro Vignola, ponte das Torres, paradas de ônibus na Cidade Nova, Associação dos moradores Mundo Novo, além da praça de alimentação do Dom Pedro e bola do Mindu.

Fonte: Semcom e Divulgação Seminf/Semulsp

Foto: Divulgação / Semcom